Resolução alternativa de litígios

Caro cliente,

A União Europeia criou um site para apoiar os consumidores a apresentarem as suas reclamações sobre qualquer litígio em que estejam envolvidos. Neste âmbito, a Fnac disponibiliza toda a informação para que possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo , («entidade de resolução de litígios») que o ajudará a resolver o litígio em questão.

Assim , se ficou insatisfeito com a aquisição de um bem ou serviço no nosso site, ou com a solução por nós apresentada para resolver a situação, pode aceder a este site oficial https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/?event=main.home.show e expôr a sua contestação.


O que é a resolução alternativa de litígios?

A resolução alternativa de ligitios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispôr de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.
Regra geral, o procedimento é o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o comerciante que é o alvo da sua reclamação. O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.
Talvez conheça o conceito de resolução alternativa de litígios por outro nome: 'mediação', 'conciliação', 'arbitragem' ou 'comissão competente no âmbito dos litígios de consumo'. 
A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.

A Fnac disponibiliza os sites de algumas dessas entidades que poderão ajudá-lo a apresentar os seus argumentos:


Sugestões de Entidades de Resolução Alternativa de Litígio

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
http://www.arbitragemdeconsumo.org/

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral
http://www.triave.pt/


CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)
http://www.ciab.pt/pt/

CIMPAS – Centro de Informação, Mediação e Provedoria de Seguros
https://www.cimpas.pt/

conheça as vantagens fnac

Vantagens exclusivas para aderentes fnac

OFERTA DA COMISSÃO DE BILHETEIRA NAS LOJAS FÍSICAS FNAC

Oferta no valor de 1€ por bilhete. Adira e desfrute desta vantagem.

Reserva gratuita de entradas para espetáculos nacionais

Até 1 semana antes do espetáculo. As reservas têm validade de 5 dias, mediante autorização do promotor.

Descubra todas as vantagens do Cartão Fnac em Fnac.pt

Adira já

Seguro Fnac

Seguro Bilheteira por apenas +1,5€ por bilhete. Reembolso do valor unitário do bilhete, até ao limite máximo de 120€.Condições Gerais do Seguro

call center FNAC

Reserva para aderentes e informações 707 31 34 35 (Chamada de custo controlado. Rede Fixa: 0,123€/min; Rede Móvel: 0,308€/min - IVA incluído).
Chamadas Internacionais +351 211 544 039. Todos os dias das 9h às 23h.

bilheteiras FNAC

Ver Todas

Utilização de cookies

Ao continuares a navegar estás a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos teus interesses. Podes alterar as tuas definições de cookies a qualquer altura. Para saber mais, clica aqui