Sinopse do Espetáculo
A exposição permanente Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade
Mostra uma multiplicidade cultural que tem como denominador comum o Carnaval e onde não podiam faltar a história, as artes e os protagonistas do Carnaval de Torres Vedras. O visitante poderá percorrer três núcleos, com diferentes conteúdos. Carnaval: um universal de cultura: 33 carnavais de todo o mundo, abordados enquanto manifestação participada, enraizada localmente e partilhada transversalmente pela comunidade, nos seus diferentes estratos sociais, de género ou religiosos; O Carnaval de Torres Vedras: dedicado às características e história do Carnaval torriense, ocupa o espaço central da exposição e é marcado pela combinação de uma atmosfera de vibração mecânica, lumínica e sonora geral que cria um ambiente festivo; Rituais com máscara: neste núcleo apresentamos trajes e máscaras originais dos rituais e mascaradas de inverno em Portugal, cujos protagonistas recorrendo ao uso da máscara, invertem a ordem e abrem lugar ao caos e licenciosidades dos comportamentos. O careto é um exemplo paradigmático como podemos observar na maior parte das festas de Trás-os-Montes. Contudo, outras figuras sobressaem como os cardadores de Vale de Ílhavo e os caretos de Mira. É uma exposição interativa, destinada a todos os públicos, acompanhada por áudio guias (PT/EN/FR/ES).
Exposição temporária: REINO DA PARÓDIA – 100 ANOS DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS
Ainda que as manifestações carnavalescas sejam seculares, foi em 1923 que se realizou a primeira receção ao Rei Carnaval na estação ferroviária de Torres Vedras, protagonizada por Álvaro André de Brito que acompanhado pela comitiva régia seguiu em cortejo satírico pela então vila.
A presente exposição, integrada no âmbito das comemorações do centenário do carnaval de Torres Vedras, pretende assim assinalar a efeméride com a exposição: Reino da Paródia - 100 anos do Carnaval de Torres Vedras (piso 0), complementada com a experiência: Carnaval em realidade virtual (piso 1).
A exposição composta por 5 núcleos visa aprofundar o conhecimento sobre o carnaval de Torres e a sua evolução ao longo dos últimos 100 anos, homenageando muitos dos protagonistas que fizeram desta manifestação, um legado para as futuras gerações.
Venha descobrir mais sobre o carnaval nesta viagem pelos 100 anos do carnaval
1º domingo de cada mês - Gratuito
PREÇOS
Exposição permanente + exposição temporária (inclui AUDIOGUIAS) | 5,00€
Exposição temporária | 3,00€