Sinopse do Espetáculo
FORA DE PORTAS
(Atenção ao local e horário)
quarta e quinta 19h no Cinema São Jorge na Av. da Liberdade, 175
ACESSIBILIDADE
Espetáculo com legendagem em português
"Seek Bromance", a mais recente obra de Samira Elagoz (apresentou "Cock, Cock… Who’s There?" no TBA/Lux Frágil, em dezembro de 2020) é uma performance cinematográfica de 4 horas que nos mostra uma relação transformadora entre duas pessoas transmasculinas que se conheceram no início da pandemia, ambas com uma história de terem desempenhado personagens extremamente femininas nas suas vidas, mas com posições muito diferentes em relação ao que pode ser a masculinidade. As imagens que Samira Elagoz capta, com Cade Moga, documentam não só a sua relação amorosa desde o momento em que se encontraram até à sua rutura final, mas também o longo adeus de Elagoz à sua identidade de femme. Apenas com um carro, algum dinheiro e uma reserva de testosterona, ex- põem a dinâmica constituinte da masculinidade e da feminilidade.
"Propus-me editar este trabalho enquanto me debatia com o meu género. Uma obra trans em que não se trate de educar pessoas cis, de justificar a nossa existência nem de sermos exemplos positivos brilhantes, mas procurando apresentar uma história real com protagonistas trans que são pessoas complexas e inquietas, progressistas e admiráveis, problemáticas e em quem nos podemos rever. E que são rebeldes, amantes e criadoras."
Samira Elagoz
Enquanto os seus trabalhos anteriores exploraram os homens cisgénero e a masculinidade nas suas diferentes formas a partir de uma posição externa, quando ainda se identificava como mulher, esta última criação "Seek Bromance" (vencedora do Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2022) muda o seu ponto de vista à medida que SAMIRA ELAGOZ atravessa a sua própria transição.
FICHA ARTÍSTICA
Em colaboração com
Cade Moga
Protagonistas
Samira Elagoz e Cade Moga
Material filmado
Samira Elagoz e Cade Moga
Montagem
Samira Elagoz
Dramaturgia
Samira Elagoz
Consultoria
Bruno Listopad e Antonia Steffens
Consultoria extra de montagem
Otto Rissanen, Jessica Dunn Rovinelli, Tiana Hemlock-Yensen, Valerie Cole, Michael Scerbo e Daniel Donato
Consultoria de argumento
Tiana Hemlock-Yensen, Richard Sand e Valerie Cole
Consultoria durante as filmagens
Jeanette Groenendaal
Produção
SPRING Performing Arts Festival
Gestão e distribuição
Something Great
Coprodução
Frascati, Kunstenwerkplaats Pianofabriek, Black Box Teater, BIT Teatergarasjen, Finish Cultural Institute for the Benelux e Arsenic – Contemporary Performing Arts Center