Sinopse do Espetáculo
Instalada na Quinta da Macieirinha, uma antiga casa de campo do século XVIII, o Museu Romântico abriu como núcleo museológico em 1972, com o intuito de mostrar o ambiente de casa burguesa de Oitocentos, centrando a sua narrativa no rei do Piemonte e da Sardenha, Carlos Alberto, que aí veio a passar os seus últimos dias.
A Extensão do Romantismo estende agora a sua vocação até aos dias de hoje, constituindo-se como lugar central para o eixo do romantismo. O eixo parte deste centro que forma uma triangulação com a Casa Tait e o Entre Quintas, e amplia-se também à Casa Marta Ortigão Sampaio e ao Ateliê António Carneiro.
O acervo, que foi sendo incorporado desde 1970, encontra-se nos atuais espaços de reserva municipal acondicionado para conservação e estudo, num processo que convocará uma circulação das peças entre as exposições do Museu da Cidade.
O ciclo de montagens temporárias investiga a persistência do espírito romântico entre tempos e geografias distintas. O Porto é fortemente marcado por ele e é onde melhor e mais duradouramente se exprime no contexto português. Quais as linhagens que herdamos do romantismo? O que pode o romantismo na nossa cidade, nos nossos dias?
PREÇOS
Geral | 4,00€
Descontos
Bilhete para grupo (>10) | Entidades com protocolo | Maiores de 65 anos | Situação de desemprego