Sinopse do Espetáculo
EXPOSIÇÃO
João Abel Manta livre
Palácio Anjos – Algés
Patente ao público de 6 de Abril a 20 de Dezembro 2024
João Abel Manta, nascido em Lisboa em 1928, foi muitas coisas na sua já longa vida. Foi resistente ao regime de Salazar, depois de ter aprendido alemão de refugiadas judias em Santo Amaro de Oeiras. Foi preso político. Foi arquitecto premiado, desenhador com exposição internacional, ilustrador extraordinário, cartoonista inovador e o autor de algumas das mais perenes imagens da revolução portuguesa de 1974-75. Foi, durante duas décadas, o mais importante artista gráfico português, pela qualidade e a variedade do seu trabalho. Acima de tudo, foi um homem livre, mesmo quando essa liberdade estava acossada, vigiada e limitada. Esta exposição, com acesso sem precedentes ao arquivo do artista, mostra os diversos modos em que essa liberdade se expressou no seu trabalho multidisciplinar, e confirma o talento e a generosidade que investiu, ao longo de oito décadas, numa obra em grande parte pensada, executada e dirigida a nós, portugueses.
A exposição conta com curadoria de Pedro Piedade Marques, design gráfico e expositivo de Jorge Silva / Silvadesigners e colaboração de uma das netas do artista, Mariana Manta Aires.
PREÇOS
Geral | 2,00€
Descontos
Famílias (1 adulto c/ 2 ou + menores de 18 anos) | Jovens dos 18 aos 25 anos (inclusive) | Professores - c/ cartão profissional
NOTAS
HORÁRIO
De Terça a Domingo das 11h00 às 18h00 (última entrada às 17h30)
Encerra às Segundas e Feriados c/ excepção do dia 25 de abril
SESSÕES
1 Sessão por dia