AVEIRO SÍNTESE 2024

Sinopse do Espetáculo

A bienal Aveiro_Síntese apresenta uma edição com predominância de música acusmática, mas onde não  faltam também propostas de música mista – com solistas, música de câmara e orquestral, uma ação cénica, uma instalação, uma caminhada aural e uma oficina para descobrir os mistérios da eletroacústica.

Abertura / Aveiro Síntese2024
O primeiro fim-de-semana da bienal Aveiro_Síntese é preenchido por muita música de compositores portugueses interpretada por músicos ainda em formação.
O primeiro dos dois concertos dá a conhecer o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Música de Santarém, orientado, pelo saxofonista Philippe Trovão. Juntos trazem até nós obras mistas para instrumento solo e de conjunto, de compositores portugueses, mas também do saudoso Jean-Claude Risset (1938 – 2016), “cúmplice” do festival Aveiro_Síntese desde a sua primeira edição (2002).

NMpNM Aveiro Síntese 2024
Pelo sétimo ano consecutivo, o Teatro Aveirense é palco para a realização do estágio Nova Música para Novos Músicos, em que alunos provenientes de diferentes regiões do país se reúnem para estrear obras para conjunto instrumental e electrónica encomendadas pela Arte no Tempo, sob a direcção de Rita Castro Blanco e com assistência informática musical de Nádia Carvalho.
Na presente edição, além de algumas peças para instrumento solo e electrónica, serão estreadas obras de conjunto de Pedro Bento (1962) e de Jaime Reis (1983), assim como revisitada uma obra de Mariana Vieira (1997) estreada no primeiro estágio, em 2018.

SOM&IMAGEM: EM MOVIMENTO AVEIRO SÍNTESE 2024
As quartas-feiras da edição de 2024 da bienal Aveiro Síntese serão marcadas pela difusão de música acusmática.

NONO 100 (I) C/ J.C.A. AVEIRO SÍNTESE 2024
Com o duplo pretexto do recente lançamento de um disco a solo com obras de compositores portugueses e do centenário do compositor veneziano Luigi Nono (1924 – 1990), João Casimiro Almeida apresenta-se na bienal Aveiro_Síntese com um programa de obras para piano e electrónica. Inevitavelmente, interpretará pela primeira vez ...sofferte onde serene... [1976] – obra composta por Luigi Nono com o pianista Maurizio Pollini (1942 – 2024) – mas também a obra Meteoritos - piano meteoritos [1973-74], de Cândido Lima (1939), numa nova versão elaborada pelo compositor, cujos sons na electrónica partem de gravações realizadas com o próprio João Casimiro Almeida e, ainda, em estreia nacional, a obra Latitudes [2020-21], de Sara Glojnaric (Zagreb, 1991).
Do disco que lançou em Março passado, pela neper music, traz-nos o Livro de Arena [2021], de Inés Badalo (Olivença, 1989).

RADIO ON AVEIRO SÍNTESE 2024
No segundo concerto de música acusmática da bienal Aveiro_Síntese 2024, contaremos com a presença de Leigh Landy (1951), compositor e autor de diversos livros da especialidade, que partilha connosco música da sua série Radio.

NONO 100 (II) AVEIRO SÍNTESE 2024
De volta a Aveiro, o excepcional tubista Henrique Costa visita Portugal para cumprir a promessa de interpretar, com Ricardo Guerreiro, a obra para tuba e electrónica ao vivo que se encontra entre as últimas 7 que Luigi Nono (1924 – 1990) compôs. Trata-se de Post-prae-ludium nº 1 per Donau [1987], estreada por Giancarlo Schiaffini (a quem é dedicada) no Donaueschinger Musiktage 1987, com a realização electrónica a cargo de André Richard e Rudolf Strauß.
No mesmo concerto, dois muito jovens aprendizes interpretarão, em estreia absoluta, duas obras para tuba e electrónica compostas por João Pais (1976) e João Moreira (2004), no âmbito do projecto ‘Nova Música para Novos Músicos’.

ORQ. BEIRAS AVEIRO SÍNTESE 2024
A Orquestra Filarmonia das Beiras volta a marcar presença na bienal Aveiro_Síntese, sob a direçcão de Rita Castro Blanco. Além de nova interpretação de dead wasps in a jam-jar (ii) [2016], para orquestra de cordas e electrónica, de Clara Iannotta (Roma, 1983), far-se-á a estreia absoluta de uma obra de Çagdas Onaran (Esmirna, 1999), alusiva ao tema “Tolerância e respeito”, e a estreia nacional de Massenprozession [2020], de Malte Giesen (Tubinga, 1988).
O concerto conta com a assistência informática musical de Nádia Carvalho.

MÚSICA ACUSMÁTICA (VT2) AVEIRO SÍNTESE 2024
O último concerto de música acusmática da bienal é exclusivamente dedicado a obras de compositores já apresentados no podcast Vortex Temporum. Um deles é Kees Tazelaar (1962), de quem se escutará uma versão para 8 canais da obra Zeestilte [2022], em estreia nacional – uma profunda homenagem do compositor ao seu professor Jan Boerman (1923 - 2020).

BUSTROFÉDON AVEIRO SÍNTESE 2024
‘Brustrofédon’ é uma acção cénica que se apresenta como uma incursão performativa no espaço mental do escritor Alberto Velho Nogueira, podendo integrar-se no campo da ópera não-narrativa. Trata-se de uma obra para soprano, narrador, 4 músicos, electrónica e video, organizada em 5 cenas separadas por episódios de narração, com música de Ricardo Guerreiro, libreto a partir do livro homónimo de Alberto Velho Nogueira e encenação de Leonor Keil.
A criação deste projecto contou com o apoio do programa Caixa Cultura e a sua primeira apresentação pública decorre no âmbito da bienal Aveiro_Síntese.

Composição musical: Ricardo Guerreiro
Libreto e narração: Alberto Velho Nogueira
Encenação: Leonor Keil
Video: Lucas Paulino
Desenho de luz: pedro fonseca
Soprano: Andrea Conangla
Músicos: Pedro Ribeiro, Emídio Buchinho, Frederica Campos e Alexandre Aguiar

MÚSICA MISTA AVEIRO SÍNTESE 2024
Embora ambos envolvendo instrumentos de cordas, são bem distintos os projectos de criação que neste espaço se apresentam.
Tiago Matias, músico aveirense, apresentará duas obras para teorba de compositores portugueses que encomendou no âmbito do seu mais recente registo discográfico: ‘Fantasia’. Hugo Vasco Reis apresenta-se na dupla qualidade de compositor e intérprete, partilhando música desenvolvida para o disco ‘Tacteabilidade’, através do acto da experimentação, com guitarra portuguesa, objectos, electrónica e o sentido do tacto.

ENSEMBLE DME AVEIRO SÍNTESE 2024
Pela primeira vez no Teatro Aveirense, o Ensemble DME traz a Aveiro um programa variado de música mista com uma obra para violino e electrónica de Rocío Cano Valiño (Buenos Aires, 1991) e quatro quintetos de  ?Maurizio Azzan (Carmagnola, 1987), ??António Sousa Dias (Lisboa, 1959), ??Pascale Criton (Paris, 1954) e ??Jaime Reis (Coimbra, 1983), com que encerra a edição de 2024 da bienal Aveiro_Síntese.

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