Sinopse do Espetáculo
Hybrid Theory homenageiam Chester Bennington e Linkin Park com espetáculo especial na MEO Arena.
Os Hybrid Theory, os portugueses que se tornaram no maior tributo do mundo aos Linkin Park, atuam a 22 de março de 2025 na MEO Arena, em Lisboa. Será uma das maiores homenagens de sempre ao malogrado vocalista da banda, o icónico Chester Bennington, e aos próprios Linkin Park.
O espetáculo vai acontecer dois dias depois daquele que seria o 49.º aniversário do músico norte-americano. Os Hybrid Theory convidaram os Grey Daze, a primeira banda de Chester Bennington, que se unem assim ao tributo, tornando esta numa noite verdadeiramente única.
“É provavelmente um dos maiores eventos alguma vez feitos em memória do Chester”, sublinham os Hybrid Theory. “É um espetáculo que nos engloba a todos e estamos ali pela mesma razão, ainda por cima tão próximos de uma data tão simbólica. Em termos técnicos, de produção e audiovisuais, estamos a fazer para que seja um dos maiores espetáculos já feitos no nosso país.”
Baseados em Lagos, no Algarve, os Hybrid Theory formaram-se no final de 2017 e são hoje compostos por Miguel Martins (guitarra), Ivo Rosário (voz), Pedro Paixão (voz), Nuno Bernardo (baixo), Diogo Neuparth (bateria) e Daniel Pimenta (DJ).
A história mirabolante dos Hybrid Theory
Alguns dos músicos que pertencem ao grupo tinham na altura uma banda de originais que estava prestes a terminar. Estavam à procura de algum rendimento extra para comprarem material técnico e foi quando se decidiram a dar uns concertos de homenagem aos Linkin Park. Afinal, fazia sentido aproveitar os dotes vocais de Ivo Rosário, que tem um timbre extremamente parecido com o de Chester Bennington. E todos eram fãs da banda norte-americana que se estreou em 2000 precisamente com o álbum “Hybrid Theory”.
Após esgotarem as primeiras datas no início de 2018, rapidamente deram por eles numa bola de neve, a serem chamados para mais e mais concertos. “Foi impossível parar porque cada concerto que se marcava esgotava. Tivemos concertos a esgotar em meia hora. As pessoas acabaram por nos adotar como um projeto de tributo fiel à banda original. E tendo em conta isso começámos a pensar: se calhar vamos agarrar isto e fazer as coisas a sério. Mas não era para ser um projeto desta dimensão.”
A cada passo que davam, sentiam que estavam no auge deste projeto artístico — mas, afinal, havia sempre mais algo para conquistar. Quando atuaram na Semana Académica de Faro, gravaram uma série de vídeos do concerto que se tornaram virais internacionalmente, graças ao talento para tocarem a música dos Linkin Park e à semelhança das vozes entre Ivo e Chester.
“O que é mais incrível no meio disto tudo é que há pessoas que se dirigiram a nós e nos disseram: há muito tempo que não conseguia ouvir Linkin Park, desde a morte do Chester, e parece que vocês fizeram aqui um milagre.”
Em 2019, estrearam-se lá fora com uma série de datas na Alemanha. No início de 2020, foi a vez de fazerem uma digressão na Austrália. Gradualmente, tornaram-se reconhecidos e começaram a ser convidados para mais e mais espetáculos — tanto em Portugal como no estrangeiro. Também eles se tornaram um fenómeno, alimentado pela sede dos fãs de poderem experienciar ao vivo a música emblemática dos Linkin Park.
“Estamos longe de casa e as pessoas conhecem os nossos nomes. Estão a chamar pelos Hybrid Theory, nem sequer é pelos Linkin Park. Adotaram-nos porque acabamos por tornar o que aconteceu mais fácil para elas.” Já tocaram em França, Inglaterra, Nova Zelândia, Brasil e fizeram uma tour por diversos países da Europa de leste. Mas uma das experiências mais surreais aconteceu numa das vezes em que estiveram na Índia.
Tocaram para um estádio completamente esgotado, com pessoas a perder de vista. “Chegámos lá e tinham feito T-shirts de Hybrid Theory. Estávamos no hotel, ligámos a televisão e estávamos no telejornal.” No final, tiveram mesmo de simular que saíam por um lado do recinto e não pela porta prevista, tal era a euforia dos fãs. “Parecia que estávamos num filme.”
Para os próximos meses, têm já marcados concertos no Brasil, China, Espanha e Eslováquia. A tour mundial de 2025 está neste momento a ser ultimada, mas uma das datas mais importantes será, sem dúvida, o espetáculo na MEO Arena a 22 de março.