Sinopse do Espetáculo
LUIZ CARACOL
A Lisboa multicultural vive no adn artístico de Luiz Caracol. O músico, cantor e autor forjou uma identidade própria que espelha a ligação com a capital onde reside, mas também com as culturas de vários países de língua portuguesa, como o Brasil, Cabo Verde ou Angola.
Entre o Ser e o Partilhar há uma vontade intrínseca de regressar aos palcos com “Sou”, um espetáculo pensado na vivência dos concertos ao vivo. Inspirado no seu mais recente álbum, “Ao vivo no Namouche”, este concerto é o espelho da lusofonia numa linguagem reveladora da riqueza cultural que é, afinal, reflexo na música de Luiz Caracol. Bombos, guitarras braguesas e cavaquinhos convivem com a modernidade e a fusão dos teclados e das guitarras elétricas.
“Tocar ao vivo talvez seja o que é mais inerente ao que é ser músico e, ao mesmo tempo, é o que tenho feito ao longo dos anos. Desde há muito que é o que me faz sentir mais completo, mais realizado, mais conectado com os outros, mas também comigo mesmo. Essa necessidade de partilhar e, ao mesmo tempo, de pertencer fez com que estar no palco, em frente a uma plateia, tivesse tido sempre um enorme impacto em mim e na maneira como sinto e faço música. Este álbum nasce dessa vontade, de ter um trabalho gravado e filmado ao vivo, onde estivesse presente esta energia tão particular e onde toda a gente pudesse estar em sintonia – músicos e público no mesmo espaço e na mesma vibração comum. (…)” – EP Luiz Caracol (ao Vivo no Namouche)
Ao vivo, o músico ensaia uma verdadeira celebração das memórias da portugalidade, das estórias, das raízes culturais que são parte de cada um de nós, ao mesmo tempo que continua a dar voz à vulnerabilidade, à luta por causas como a igualdade, a consciencialização social e ambiental. A tal voz da luta que é constante no corpo musical deste multi-instrumentalista. Esta é, afinal, a musicalidade que nos transporta para outras paragens repletas de frutos maduros, com sabor a multiculturalidade feita de tantas cores, de tantas sonoridades, de tantas heranças.
A música de Luiz Caracol é – e será sempre – mulata e mestiça, que parte de Lisboa para outros mundos. Porque ser português e fazer parte deste caldo de culturas que nos alimenta, influencia e acrescenta.
Luiz Caracol toca guitarra, baixo e cavaquinho, e é acompanhado por Pedro Carvalho, na guitarra, cavaquinho, percussões e coros, e ainda por Gus Liberdade, na braguesa, baixo, teclados, percussões e coros. https://www.youtube.com/watch?v=XLWAanb6IZM (Teaser Live Concert Luiz Caracol) https://www.youtube.com/watch?v=WBLnMs3WP9E
Discografia
Em 2013 editou do seu primeiro álbum “Devagar”, um disco que contou com convidados e parcerias autorais de Fernanda Abreu, Valete, Sara Tavares, Mia Couto, Zeca Baleiro e Jorge Drexler. Em 2017 lançou o seu segundo disco, “Metade e meia”, no qual colaboram nomes como Aline Frazão, Fred Martins, Edu Mundo, Remna ou José Luis Peixoto. Em 2020, Luiz Caracol lança o EP "So.tão" e, em 2023, é editado "Ao vivo no Namouche", gravado e filmado no histórico estúdio lisboeta.
Notas
Bilhete pago a partir dos 3 anos inclusive.