Sinopse do Espetáculo
Este ciclo sazonal de oficinas de desenho de observação, visa dar a conhecer os Jardins do Palácio Marquês de Pombal em Oeiras, através do exercício do desenho de observação, numa ótica imersiva de dentro para fora.
Através do desenho de observação conseguimos reter o olhar durante mais tempo sobre os objetos e o espaço observado. Nesse processo de desaceleração é possível relacionarmo-nos com maior intensidade e serenidade com o meio natural que nos envolve, numa relação harmoniosa com o espaço edificado.
Os exercícios propostos no “diário gráfico” permitem estabelecer uma relação livre e descontraída com o desenho, através de modos de ver e de fazer, que nos liberta do estigma da “falta de jeito” e da expectativa do resultado.
A estratégia de cada exercício procura ser inclusiva, fomentar o espírito de observação, desenvolver capacidades de concentração e perceção do olhar, melhorar a qualidade do ato e ver, no entendimento das formas, na sua relação com o contorno, com a luz e a tonalidade.
As 4 estações do ano, em 4 sessões de desenho de observação, irão abordar de forma temática as transformações naturais que se sucedem na sazonalidade do coberto vegetal, relatando diferentes tipologias de espécies arbóreas, na sua silhueta, no ciclo da folhagem, na densidade das texturas e na cor. Os contrastes das tonalidades vibrantes dos meses quentes e a atmosfera monocromática dos meses frios, tendo sempre como cenário os elementos que constituem o espaço edificado dos jardins.
Calendário:
As sessões são agendadas para sábados de manhã, das 10:00 às 13:00.
19 de outubro 2024
Tema de Outono: O Vinho de Carcavelos.
Visita à adega.
Espaço interior e exterior.
Adega: perspetivas e geometrias.
Jardim: cores outonais, desenho expressivo, aguadas sobre papel.
21 de dezembro, 2024
Tema de Inverno: A anatomia das árvores.
Desenho com meios riscadores a partir de linhas paralelas e cruzadas.
22 de março 2025
Tema da Primavera: A floração.
Desenho de ambiente e detalhe.
Aguarela sobre papel seco e molhado.
28 junho 2025
Tema de Verão: Caminho pela sombra.
Nos meses quentes, existe um ditado que nos aconselha “ir pela sombra”. Nesta sessão esperamos pela luz crua e vertical, para caminhar e desenhar no conforto das sombras frescas
dadas pela nova folhagem das árvores.
Num curto percurso pedonal iremos explorar, contrastes cromáticos, e contrastes quente e frio. O preenchimento das sombras próprias e projetadas sobre o chão, serão o mote da abordagem preliminar do desenho, assim como a sua composição espacial e cromática nas relações de profundidade e proximidade. Aguadas monocromáticas e cores puras sobre papel.
Formador: João Catarino
Classificação etária: M/14
Interessados em desenho, a partir dos 14 anos.
Obs.: atividades sujeitas a alterações devido às condições atmosféricas
PREÇOS
Entrada | 10€
Notas
Lotação: mínimo - 5 participantes | máximo - 20 participantes
Requisitos materiais p/ participantes: caderno A5 (diário gráfico), sem argolas, folhas brancas; 1 Pincel (grosso) e 1 pincel (fino); 1 Caneta preta (fina); Aguarelas.