Sinopse do Espetáculo
Este ano, em que se celebram os 45 anos do SNS, sobe ao palco do Convento São Francisco a Cantata de Natal “O Pássaro Azul” de Paulo Bernardino inspirada na obra literária de António Arnaut (1936-2018).
Esta obra coral-sinfónica pretende ser uma homenagem a Serviço Nacional de Saúde (SNS), evocando o plítico, advogado e escritor que ficou conhecido como o "Pai do SNS".
Nesta cantata, Paulo Bernardino, natural do concelho de Penela como António Arnaut, transforma em música os textos de “O Pássaro Azul – Contos e Poemas de Natal”, obra publicada pela Coimbra Editora em 1998. Na sua instrumentação, além dos habituais instrumentos da orquestra, encontramos também a Guitarra de Coimbra, alma da nossa canção conimbricense, metáfora da nossa portugalidade. Em palco mais de 200 pessoas emprestam a voz ao poeta, cantando a profunda humanidade que emana dos seus versos.
Este concerto termina com o Hino dos 45 Anos do SNS e é patrocinado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, pela Unidade Local de Saúde de Coimbra e pelo IPO Coimbra.
Ficha Artística
Coro da SRCOM
Coro da SRSOM
Coro Carlos Seixas
Coralistas oriundos de vários coros de Coimbra
Grupo Coral de Urrô
Coro Misto da ESE (Porto)
Orquestra do Distrito de Braga
Soprano: Beatriz Maia
Harpa: Beatriz Cortesão
Guitarra Portuguesa: Paulo Soares
Acordeão: Pedro Santos
Textos: António Arnaut
Narrador: Diogo Carvalho
Composição, Orquestração e Direção (Maestro): Paulo Bernardino
PREÇOS
Geral | 12,50€
Descontos
Grupos a partir de 10 pessoas