Sinopse do Espetáculo
No epílogo da programação do MUSEU DO PORTO “Revolução, Já!”, surge “Uma terra sem amos”; um ciclo de recitais que nos traz ecos da revolução de outubro de 1917, que resultou na transformação da Rússia na primeira nação socialista da história. Evoca-se, através de Prokofiev, Shostakovich, Stravinsky, Rachmaninoff, entre outros, o desenvolvimento das diferentes estéticas musicais, construídas durante o período de grandes transformações sociais e políticas.
PROGRAMAÇÃO
Dia 2 de novembro de 2024
Recital pelo aclamado «Duo Isabel Vaz’Co Dantas»
Isabel Vaz, violoncelo
Vasco Dantas Rocha, piano
Em 2 de dezembro de 1901, Sergei Rachmaninov estreou sua Sonata para violoncelo e piano em sol menor, Op 19, em Moscou, com o violoncelista Anatoli Brandukov. Escrito à sombra do sucesso de seu famoso Concerto para Piano nº 2, a importância do piano é medida em igualdade de condições com a do violoncelo na obra que recebe considerável influência dos hinos da igreja ortodoxa, com uso obsessivo de repetições da mesma nota e de sons que lembram sinos.
O recital terminará com uma obra ao gosto dos intérpretes.
Dia 13 de novembro de 2024
João Xavier, piano
Neste dia, teremos a oportunidade de percorrer dois grandes compositores que vivenciaram o tempo da revolução russa em 2 obras fundamentais das respetivas produções musicais. Os Prelúdios op. 34 de Shostakovitch na sua forma breve e intimista contrastam com a Sonata para piano nº 8, op. 84, uma composição emocionalmente intensa do compositor russo Sergei Prokofiev. Composta em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, esta peça capta eloquentemente as mudanças de humor e as lutas internas da época. O virtuosismo técnico do pianista é levado ao limite, à medida que execuções intrincadas e arpejos em cascata exigem destreza e precisão. A exploração de ambientes e temas contrastantes reflete a capacidade única de Prokofiev de combinar inovação com tradição, tornando-a poderosa e intemporal ao mundo da música clássica.
Dia 23 de novembro de 2024
Carlos Damas, violino
Sofia Lourenço, piano
Este recital de violino e piano tem como fio condutor a obra de Prokofiev, originalmente uma obra para voz e piano, as Cinco Melodias Op. 35b, compostas em Paris em 1925, durante o seu exílio autoimposto passado entre os EUA e a Europa. Prokofiev deixou a Rússia após a Revolução de Outubro de 1917, apenas para retornar quase vinte anos depois, no verão de 1936. A versão original dessas melodias foi composta na Califórnia em 1920, e foi estreada em março de 1921 pela soprano Nina Koshetz, outra exilada russa. Alguns anos depois, Prokofiev arranjou as obras para violino e piano.
As Cinco Melodias são pequenas miniaturas de intenso lirismo e caráter vivo. A versão para violino revelou-se muito mais popular do que a original.
No mesmo espírito do ciclo “Revolução, já!”, este recital inclui ainda obras de compositoras, dando a ouvir melodias esquecidas e pouco tocadas.
Dia 30 de novembro de 2024
Recital de Canto & Piano
Rui Silva, Baixo cantante
Filipe Cerqueira, piano
Este recital de canto e piano, totalmente preenchido com canções e melodias de autores russos, evocará as atmosferas e o uso do som de sinos, cânticos russos ortodoxos, entre outras inspirações dos compositores: Modest Mussorgsky, Sergei Rachmaninoff e Pyotr Ilyich Tchaikovsk.
Dia 7 de Dezembro de 2024
Trio Violino, Piano & Clarinete
Álvaro Pereira, violino
Bernardo Soares, piano
Horácio Ferreira, clarinete
Neste recital será apresentada a obra de Igor Stravinsky, "A História do Soldado", a primeira suite em 5 partes foi estreada em 1919. A história é muito interessante já que o regresso do soldado a casa é interrompido pelo Diabo, que o convence a trocar o seu violino (a sua alma) pelo livro onde está escrito o futuro (representando o materialismo).
Na senda de compositores que viveram neste tempo, será interpretado o trio de Katchaturian, terminando com uma obra do compositor português, Luís Tinoco.
Dia 14 de dezembro de 2024
João Paulo Moreira, piano
Para encerrar o ciclo “UMA TERRA SEM AMOS” (verso da “Internacional”), para além dos cristalinos sons barrocos de autoria de Scarlatti e Rameau, teremos o privilégio de vivenciar mais uma visita guiada pela música de piano solo de Serguei Prokofiev, desta vez a Sonata op. 14, que Prokofiev dedicou ao seu amigo, Maximilian Schmidthof, numa expressividade que oscila entre o lirismo romântico e a impulsividade agressiva. O estudo en forme de valse de Saint-Saëns terminará o recital com uma obra ao gosto do intérprete.
PREÇOS
Geral | 4€
Descontos
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