Sinopse do Espetáculo
SIMBOLOGIA E NATUREZA – AS PLANTAS NO MUSEU DO ORIENTE
Com Luís Mendonça de Carvalho
DATA | Sábado | 15 Fevereiro
HORAS |14.00 às 18.00
PARTICIPANTES | Min. 10 Max. 20
O Museu do Oriente apresenta centenas de obras de arte que incluem plantas, seja como matérias-primas (madeiras, resinas, gomas, pigmentos) ou com usos simbólicos. Durante este curso, faremos um périplo pela coleção para encontrar essas plantas e conversar sobre a sua estrutura, ecologia e o contexto cultural que lhes atribuiu determinado valor simbólico. Aprenderemos a observar as coleções do Museu do Oriente sob uma perspetiva botânica e a identificar elementos vegetais na arte (madeiras, folhas, flores ou frutos). O curso tem a duração de 4 horas, distribuídas por uma sessão em sala (projeção de imagens e estudo de matérias-primas), seguida de uma visita ao museu.
Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e director do Museu Botânico de Beja.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
PREÇOS
Entrada | 40€