Sinopse do Espetáculo
iMythosbeta2. Deuses da Loucura é uma experiência interativa perturbadora num mundo onde a linha entre a realidade e a ficção se desvaneceu. Somos participantes num cenário em que o público se torna o arquiteto da loucura.
Testemunhamos como um indivíduo, vítima de manipulação orquestrada por uma sociedade obcecada pelo controlo, se torna o epicentro de uma experiência que explora os limites da mente humana.
Como Marshall McLuhan afirmou, “Os homens são fascinados por uma extensão de si mesmos, em qualquer material que não seja eles próprios”. Na nossa era dominada pela tecnologia, a realidade foi transformada numa miragem digital. A informação, fragmentada e manipulável, afasta-nos da experiência real, mergulhando-nos numa dissociação que nos torna prisioneiros das nossas próprias criações.
iMythosbeta2. convida-nos a questionar a nossa relação com a tecnologia: controlamo-la ou somos controlados por ela? estamos a tornar-nos deuses que moldam a sua própria realidade ou meros fantoches de um sistema cada vez mais complexo?
Ficha Artística
Criação e Interpretação: Matilde J. Ciria – ni.butoh
Festival Contrapeso #4: NO CODER
Deixe-se inundar pelo espírito rebelde das propostas artísticas, arrojadas e diferenciadoras, que integram o cartaz de luxo desta nova edição.
Entre 28 de novembro e 01 de dezembro de 2024, Loulé recebe uma programação internacional de jazz, teatro e performance, sob o tema NO CODER, composta por 8 espetáculos, 2 masterclasses, 1 oficina para os mais pequenos e 1 Dj Set, que decorrerá em 5 espaços do município: Cineteatro Louletano, Solar da Música Nova, Casa da Mákina, Casa da Cultura de Loulé e Bafo de Baco.
As propostas deste ano vão desde espetáculos sem palavra, um de teatro físico cuja história se desenrola em torno de uma família de refugiados de guerra - ‘Une histoire Vraie’, pela Gato SA, encenado por Lionel Ménard (PT/FR); e outro que, através de marionetas e formas animadas, investiga o universo misterioso da natureza - ‘Jacarandá’, por Magnum Soares / Universo Paralelo (BR/PT); passando pela reinvenção de clássicos sem qualquer pudor – ‘As Criadas’, pela Companhia do Chapitô (PT); até ao questionamento da identidade e sentimento de pertença – ‘Femme Hybride’, por Ulima Ortiz (FR/CO). Pelo meio ainda surge uma performance interativa de dança butoh, em que o público controla os passos do intérprete – ‘iMythos beta2 Deuses da Loucura’, por Matilde J. Círia / Ni.butoh (ES).
Na música contamos com o aclamado multi-instrumentista YessaÏ Karapetian (AM/FR), vencedor do LetterOne RISING STAR Jazz Award 2021, que se apresenta pela primeira vez em Portugal; com Zé Cruz Quinteto (PT), que apresenta ‘Kandar - tales beyond a cellar door’, um projeto de jazz com ar de rock acabado de estrear; e, ainda, com um concerto a solo do contrabaixista Adam Ben Ezra (IL).
Cruzamentos de teatro, performance, jazz, rock e world music, numa edição que conta com3 estreias em solo nacional e mais de 20 artistas de 9 nacionalidades distintas, onde a tradição não terá lugar.
PREÇOS
Entrada | 5€
Descontos
Acompanhante de pessoa com necessidades específicas