Sinopse do Espetáculo
O compositor e guitarrista Zé Cruz, adoptou um mote um pouco diferente na concretização deste projecto, que partiu da selecção dos músicos para formar este quinteto, tornando essa escolha o veículo que deu direção à música que acabaria por escrever. Nos dez temas apresentados neste álbum de estreia, uma música ritmicamente motorizada sobressai como cor dominante - Kandar, tales beyond a cellar door - minada pelas influências do compositor que vão do jazz mainstream americano que dominou os anos 90 e 2000, até ao rock/metal.
Ficha Artística
Guitarra Elétrica: Zé Cruz
Saxofone Alto: José Soares
Piano Acústico: Miguel Meirinhos
Contrabaixo: Nelson Cascais
Bateria: João Lopes Pereira
Festival Contrapeso #4: NO CODER
Deixe-se inundar pelo espírito rebelde das propostas artísticas, arrojadas e diferenciadoras, que integram o cartaz de luxo desta nova edição.
Entre 28 de novembro e 01 de dezembro de 2024, Loulé recebe uma programação internacional de jazz, teatro e performance, sob o tema NO CODER, composta por 8 espetáculos, 2 masterclasses, 1 oficina para os mais pequenos e 1 Dj Set, que decorrerá em 5 espaços do município: Cineteatro Louletano, Solar da Música Nova, Casa da Mákina, Casa da Cultura de Loulé e Bafo de Baco.
As propostas deste ano vão desde espetáculos sem palavra, um de teatro físico cuja história se desenrola em torno de uma família de refugiados de guerra - ‘Une histoire Vraie’, pela Gato SA, encenado por Lionel Ménard (PT/FR); e outro que, através de marionetas e formas animadas, investiga o universo misterioso da natureza - ‘Jacarandá’, por Magnum Soares / Universo Paralelo (BR/PT); passando pela reinvenção de clássicos sem qualquer pudor – ‘As Criadas’, pela Companhia do Chapitô (PT); até ao questionamento da identidade e sentimento de pertença – ‘Femme Hybride’, por Ulima Ortiz (FR/CO). Pelo meio ainda surge uma performance interativa de dança butoh, em que o público controla os passos do intérprete – ‘iMythos beta2 Deuses da Loucura’, por Matilde J. Círia / Ni.butoh (ES).
Na música contamos com o aclamado multi-instrumentista YessaÏ Karapetian (AM/FR), vencedor do LetterOne RISING STAR Jazz Award 2021, que se apresenta pela primeira vez em Portugal; com Zé Cruz Quinteto (PT), que apresenta ‘Kandar - tales beyond a cellar door’, um projeto de jazz com ar de rock acabado de estrear; e, ainda, com um concerto a solo do contrabaixista Adam Ben Ezra (IL).
Cruzamentos de teatro, performance, jazz, rock e world music, numa edição que conta com3 estreias em solo nacional e mais de 20 artistas de 9 nacionalidades distintas, onde a tradição não terá lugar.
PREÇOS
Entrada | 5€
Descontos
Acompanhante de pessoa com necessidades específicas