Sinopse do Espetáculo
Piotr Tchaikovsky (1840-1893), O Quebra-Nozes
O ballet O Quebra-Nozes é considerado uma das obras mais populares do repertório clássico.
Criado pelo coreógrafo russo Marius Petipa e pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky em 1892, a sua história é baseada no conto de fadas O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E.T.A. Hoffmann.
Em 1892 Tchaikovsky lançou a Suíte deste ballet, dividida em dois atos, três cenas e quinze números. Selecionada pelo próprio Tchaikowsky mesmo antes da estreia do ballet completo, a suite foi responsável pelo enorme sucesso desta música.
São 8 números de adorável musicalidade e invenção melódica, oriundos dessa obra fantástica extraída do universo de Hoffmann - muito embora a inspiração direta de Tchaikowsky tenha sido retirada da versão de Alexander Dumas.
Trata-se de um conto natalício no qual a menina Clara ganha brinquedos caros do padrinho, mas o seu pai resolve guardá-los no seu escritório. Para consolá-la, o padrinho entretém-na com um quebra-nozes em forma de soldado. Ao forçá-lo, Clara quebra o quebra-nozes e, triste, passa a embalá-lo nos seus braços, cantando uma canção de embalar. Após todos irem dormir ela volta à árvore de Natal e percebe que o quebra-nozes emite uma estranha luz. Inicia-se então um evento fantástico, os ratos aparecem, os brinquedos tomam vida, biscoitos em forma de bonecos começam a marchar… O quebra-nozes toma a forma de um príncipe e leva-a a conhecer o seu reino encantado.
Uma história de Natal para toda a familia.
PREÇOS
Plateia | 6€