A tradição mantém-se viva com a realização do concerto de Ano Novo da Orquestra do Algarve, que este ano nos leva para as coloridas e famosas danças do Império Austro-Húngaro, onde não podiam faltar as valsas!
Programa JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Seleção das Danças Húngaras (nºs 1,3,5,6 e 10)
ANTONÍN DVORÁK (1841-1904)
Seleção das Danças Eslavas (nº8 do Op.46, nºs 1, 2 e 5 do Op.72)
JOHANN STRAUSS JR. (1825-1899)
Morgenblätter Walzer
Bluette Polka
Aus den Bergen Walzer
Martim Sousa Tavares, Maestro
Orquestra do Algarve
MARTIM SOUSA TAVARESMaestro
Martim Sousa Tavares, nascido em Lisboa em 1991, é formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, com estudos em Lisboa, Milão e Chicago, tendo recebido bolsas Fulbright e Eckstein Foundation.
Fundou a Orchestra di Maggio em Brescia (2014) e a Orquestra Sem Fronteiras em Idanha-a-Nova (2019), que se apresentou em mais de 100 localidades em Portugal, Espanha e Brasil. A Orquestra Sem Fronteiras venceu o Prémio Carlos Magno para a Juventude (2022) e o prémio de música da Mirpuri Foundation.
Desde janeiro de 2023, é maestro titular da Orquestra do Algarve e tem colaborado com a Orquestra da Rádio Nacional da Roménia, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra do Norte. É ativo na comunicação cultural, com mais de 150 programas na RTP2, RTP Palco e Antena 2, e mantém uma newsletter e podcast semanal no Observador, o mais ouvido em Portugal na área da música.
No teatro, destacou-se com a música para "Vita & Virginia" (2021), a ópera infantil "O Anel do Unicórnio" (2021) e "Uma Outra Bela Adormecida" (2023). No âmbito da direção artística, concebeu "A Boca do Lobo", um ciclo de música clássica no Lux-Frágil, coordenou o programa cultural da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 e é o atual diretor do Festival de Sintra.
ORQUESTRA DO ALGARVEFundada em 2002 como Orquestra do Algarve tem sido desde sempre orientada pela exigência da mais elevada qualidade artística. Tem como principais objetivos promover e divulgar a música erudita em todas as camadas sociais, não só contribuindo para elevar o nível cultural da população a quem se dirige, como também desenvolver uma ação pedagógica junto das camadas mais jovens, procurando enriquecer e diversificar a oferta cultural e turística na região do Algarve.
Composta por músicos de cerca de catorze nacionalidades, selecionados em concurso público internacional, a Orquestra conta, atualmente, com Martim Sousa Tavares na sua equipa artística como Maestro Titular.
De realçar também que em 2019 deu início a um novo projeto, o Coro Comunitário, com a principal missão de interpretar repertório coral sinfónico, alargando assim a programação musical da orquestra. Este projeto conta com a coordenação do barítono Rui Baeta.
Saiba mais em
www.orquestradoalgarve.comPREÇOS
Plateia |
5,00 € |
Mobilidade Condicionada |
5,00 € |