Sinopse do Espetáculo
Em CARCAÇA, Marco da Silva Ferreira utiliza a dança como uma ferramenta para pesquisar a comunidade, para construção de uma identidade coletiva, de memória e cristalização cultural. A coreografia, que começa inicialmente com passos de dança ágeis e saltos como elementos agitadores e aceleradores, desenha progressivamente um corpo vibrante, rebelde e carnavalesco em direção à resiliência e união. Em 2020, a criação de CORPOS DE BAILE para a Companhia Nacional de Bailado foi o início desta pesquisa sobre identidade coletiva, dança e passos de dança, que inspirou a criação de CARCAÇA.
Um elenco de 10 intérpretes forma um coletivo que pesquisa sobre a identidade coletiva através de um fluxo físico, intuitivo e despretensioso do corpo, da dança e da construção cultural. Partem de trabalho de pernas (footwork) que lhes e´ familiar, oriundo do clubbing, dos ball’s, das battles das cyphers e do estu´dio para se aproximarem de danc¸as folclo´ricas padronizadas e imutáveis relacionadas com a sua memo´ria/heranc¸a.
Estas danças do passado cristalizaram-se e não foram capazes de integrar novas definições de corpos, grupos e comunidades que eram tidas como menores. Foi necessário romper com um passado autoritário, totalitário e paternalista. Em C A R C A Ç A, propõe-se um exercício que integra o passado e o presente.
Reflexão: Como decidimos esquecer e criar memória? Qual o papel das identidades individuais na construção de uma comunidade? Qual a força motriz de uma identidade? Por que mundos passa o corpo individual e coletivo? Ou melhor, que corpos atravessam o mundo?
Os passos complexos, mas realizados com ténis simples, trarão não só o som ao palco, mas também as trocas entre energia cinética, térmica e luminosa. Os sons físicos são acompanhados pela bateria tocada por João Pais Filipe e música eletrónica de Luís Pestana. Estes elementos, apresentados ao vivo, constituem uma banda sonora acelerada que interliga referências de música tradicional (como fanfarras e marchas), música pós-moderna e música de clube (Techno/Trance/Dub).
PREÇOS
Plateia | 6€
Descontos
Jovens < 30 anos | Sénior > 60 anos