Sinopse do Espetáculo
Ao longo de 2025 serão várias as ocasiões em que se dará a ouvir a música orquestral do britânico Malcolm Arnold. No entanto, para aprofundar o conhecimento da sua linguagem, este concerto propõe uma ligação entre dois autores, juntando-lhe a também britânica Ruth Gipps, cuja música nunca foi ouvida em Portugal. Uma das sinfonias londrinas conclui este concerto, lembrando as profícuas viagens de Haydn à capital inglesa, de que resultaram as suas mais importantes sinfonias.
Ficha Artística
Orquestra do Algarve
Maestro: Pablo Urbina
Notas Suplementares
PABLO URBINA
Maestro
O maestro espanhol Pablo Urbina passou os últimos 30 anos a transformar a sociedade através da música. Embaixador da The Amber Trust no Reino Unido (organização que apoia crianças cegas e com deficiência visual), Urbina trabalhou com orquestras em quatro continentes, incluindo a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, a Orquestra Nacional de Rádio de Espanha, a Waco Symphony Orchestra no Texas, The Hallé, a Orquestra Ulster, a Orquestra Sinfónica de Castela e Leão, a City Chamber Orchestra de Hong Kong e a Orquestra Sinfónica de Tenerife. Em Portugal, colaborou com orquestras como a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Clássica da Madeira, e participou em inúmeras iniciativas de divulgação e educação, como o Festival Internacional de Música de Setúbal e a Orquestra Nacional de Jovens. Em 2023, Urbina ganhou o 3º Prémio no Concurso Internacional de Maestros Siemes Hallé e foi semifinalista no Concurso Internacional Maestro Solti em 2017. Já trabalhou também com maestros e artistas como Bernard Haitink, Lionel Bringuier, Anthony McGill, Danielle DeNiese e Leo Nucci.
No centro da sua filosofia como maestro, Pablo é profundamente apaixonado pela educação e pela divulgação da música, com o desejo de colocar a música no coração da comunidade. Urbina acredita na importância de promover a criação de novas obras e gosta de revitalizar repertórios menos conhecidos e esquecidos, promovendo especialmente o repertório espanhol, hispânico e ibérico. Cresceu em Pamplona, Espanha, e prosseguiu estudos na Thornton School of Music, nos EUA, como bolseiro. Em 2014, concluiu um Mestrado em Música no Royal College of Music, em Londres, também como bolseiro. Urbina expressa a sua gratidão aos mentores que apoiaram o seu percurso até agora, entre os quais Julián Cano, Kristy Morrell, Alisa Willett, Manvinder Rattan, Michael Seal, Peter Stark e Philip Keller.
ORQUESTRA DO ALGARVE
Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve tem sido desde sempre orientada pela exigência da mais elevada qualidade artística. Tem como principais objetivos promover e divulgar a música erudita em todas as camadas sociais, não só contribuindo para elevar o nível cultural da população a quem se dirige, como também desenvolver uma ação pedagógica junto das camadas mais jovens, procurando enriquecer e diversificar a oferta cultural e turística na região do Algarve.
Composta por músicos de cerca de catorze nacionalidades, selecionados em concurso público internacional, a Orquestra conta, atualmente, com Martim Sousa Tavares na sua equipa artística como Maestro Titular.
De realçar também que em 2019 deu início a um novo projeto, o Coro Comunitário, com a principal missão de interpretar repertório coral sinfónico, alargando assim a programação musical da orquestra. Este projeto conta com a coordenação do barítono Rui Baeta.
Saiba mais em www.orquestradoalgarve.com.
Programa / Cartaz
RUTH GIPPS (1921-1999)
Cringlemire Garden
MALCOLM ARNOLD (1921-2006)
Variações sobre um tema de Ruth Gipps
Serenata para pequena orquestra
FRANZ JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Sinfonia nº93 em Ré Maior
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
PREÇOS
Geral | 10 €