Sinopse do Espetáculo
“Uma Gota de Água no Mundo” é um espetáculo multidisciplinar com uma mensagem de cidadania ao público infantojuvenil, sobre a realidade e distopia de um mundo sem Água.
Em palco estarão os jovens bailarinos da K2 Companhia de Dança (Ginasiano Escola de Dança) Vasco Ramalho e o Grupo de Percussão Universidade de Évora, com obras musicais de Alex Stopa, Owen Condon e Iannis Xenakis. Destaque para a estreia da obra de Ângela da Ponte, "La Fontana Mirabilis, encomenda do DPP | Dias da Percussão 2025. Inspirada pela beleza e mistério das fontes do renascimento e barroco italiano, esta obra explora a ideia de fluxo, surpresa e retorno.
A partir do conceito “Património”, o espetáculo propõe um trabalho coreográfico que abraça a ideia da memória esquecida. Uma viagem protagonizada pela última gota de água no mundo. As alterações climáticas. A seca extrema. Tudo impele esta “personagem” numa viagem pelas memórias e pelo património cristalizado. A gota de água como observador do património cultural e físico, atravessa campos, culturas, pessoas e cidades. A interpretação física destes conceitos por corpos de jovens intérpretes, ocupa o elemento essencial na criação, pela diferente perceção que estes têm sobre tradição, legado e património.
Ficha Artística
Criação Original: K2 Companhia de Dança
Coreografia: Sara Moreira & Leonor Carneiro
Grupo de Percussão da Universidade de Évora, Vasco Ramalho (Direção)
c/ David Russo, Gonçalo Flores, Tomás Santos, Diogo Martins, João Oliveira, Leonardo Simões, Ivo Sousa
Desenho de Luz e Direção Técnica: Joaquim Madaíl
"La Fontana Mirabilis (Encomenda DPP25): Ângela Da Ponte
Argumento Original: Nuno Preto
Direção Cenográfica: Mafalda Mendonça
PREÇOS
Geral | 5€
Notas
Gratuito < 12 anos