Sinopse do Espetáculo
Uma noite, num edifício de vários andares, em algum lugar da Europa: um jovem chinês sente uma forte dor de dentes na cozinha do restaurante de comida rápida Tailandês-Chinês-Vietnamita O Dragón de Ouro. Não tem autorização de residência, nem dinheiro, e não pode ir ao dentista. Os colegas decidem arrancar-lhe o dente. O jovem também não encontra a sua irmã desaparecida.
No edifício vivem muitos vizinhos. Na varanda sobre O Dragón de Ouro, um idoso quer recuar no tempo, enquanto a sua neta, grávida, está diante das ruínas da sua relação porque o seu namorado não quer ter filhos. No andar de baixo, um homem que foi deixado pela sua mulher visita o seu amigo, um comerciante enigmático que obriga uma jovem chinesa à prostituição. Duas hospedeiras de bordo comem no restaurante. Uma delas encontra e guarda um dente que caiu na sua sopa tailandesa.
Intercalada entre as cenas, está inserida a Fábula da Cigarra, que não guardava nada no Verão e pede à Formiga que lhe dê de comer durante o Inverno. Esta aceita, mas obriga-a a trabalhar de graça, primeiro, e depois à prostituição. A Cigarra suporta a situação até que uma formiga velha (o avô) lhe arranca uma antena. Depois, é gravemente ferida por uma formiga nova (o namorado). O jovem chinês morre, sangrando na cozinha de O Dragón de Ouro. Os seus colegas envolvem-no num tapete e atiram-no ao rio, que o leva a sua casa, até à China, imaginando o seu último sonho. Inga, uma das hospedeiras, também atira o dente ao rio.
PREÇOS
Plateia | 10€