Sinopse do Espetáculo
Quando o que resta são cinzas, e nenhuma fénix parece vir a renascer das mesmas, as cicatrizes servem-nos como memórias vivas do passado, ao qual tantas vezes nos tentamos agarrar. Mas só quando deixamos o passado para trás é que poderemos, finalmente, avançar.
“Scars and Ashes” é o álbum de estreia dos Decline and Fall, e parte das explorações iniciadas nos EPs anteriores, “Gloom” e “Pulse”, mas acrescenta-lhes um vocabulário musical cada vez mais vasto e sofisticado. Captando o espírito dos tempos distópicos em que parecemos viver, mas olhando também para inquietações pessoais internas, da solidão e isolamento a que nos autoimpomos, estes nove temas representam uma jornada por diferentes tons de negro, mas alimentando timidamente uma pequena centelha de luz, na esperança que dela nasça alguma esperança.
Os Decline and Fall são hoje o principal foco criativo de Armando Teixeira, músico que teve em Balla a sua encarnação mais duradoura, mas que foi também um pioneiro do EBM em Portugal ainda nos anos 80, com os Ik Mux, depois do rock industrial, com os Bizarra Locomotiva, e fez parte dos Da Weasel por já dominar, na altura, a arte e técnica do sampling. Frequentemente requisitado para a realização de bandas-sonoras, já venceu três Prémios Sophia nessa qualidade, e podemos ouvir criações sonoras suas em diversas séries e filmes portugueses em exibição.
Os Decline and Fall, que seguem uma linha próxima do post-punk e da darkwave, ainda que não se deixando enclausurar por qualquer amarra estilística, completam-se com Hugo Santos, que ao longo de duas décadas tem explorado o peso e a intensidade rítmica, punitivamente repetitiva e catártica como forma privilegiada de expressão nos Process of Guilt, encontrando nos Decline and Fall um veículo criativo para outras sensibilidades musicais, e ainda Ricardo S. Amorim, autor dos livros “Culto Eléctrico” e “Lobos Que Foram Homens – A História dos Moonspell”, que verte em palavras as emoções que estes temas procuram transmitir.
Num registo intimista, a estreia dos Decline and Fall ocorre no dia 3 de Maio, no Cine-Teatro Turim.
PREÇOS
Entrada | 10€