Sinopse do Espetáculo
Alexander Hrustevich, nascido na Ucrânia, é um dos melhores acordeonistas do mundo: é capaz de tocar as transcrições mais complicadas de peças de violino, piano e orquestra usando os dez dedos ao mesmo tempo.
Devido a estas capacidades extraordinárias, as pessoas e os críticos chamam-lhe - “o homem orquestra”.
David Yearsley, professor de música na Cornell University, escreve sobre a gravação do Sr. Hrustevich, que viu no Youtube: “O pequeno palco em que Hrustevich demonstra a sua arte está enfeitado com balões amarelos e cor de laranja e grinaldas de flores falsas, a câmara é de mão, mas apesar de tudo isto, é possível sentir quão grandes são os dons deste virtuoso”. O professor também compara as suas interpretações da Passacaglia de Bach com um pianista: “Passagens complicadas que o pianista dividia entre as duas mãos, Hrustevich consegue com uma. Deleita-se com o espetáculo virtuoso dos dedos a voar, deslizar e contorcer-se sobre os botões e, ao mesmo tempo, a escolher quase todas as notas de forma limpa. É como tocar a Passacaglia de Bach numa máquina de escrever de viagem, só que mais difícil” (The Musical Patriot).
Nascido em 1983, Alexander Hrustevich começou a tocar o bayan aos 6 anos de idade. Formou-se na Academia Nacional de Música da Ucrânia como aluno do Prof. Besfamilnov. Para além da sua atividade a solo, é também membro da Orquestra da Academia Nacional Ucraniana.
Alexander Hrustevich – Acordeão
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Fantasia e Fuga em Sol Menor, BWV 542
ANTONIO VIVALDI (1678–1741)
As Quatro Estações – "Verão"
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
O Cravo Bem Temperado: Livro I – Prelúdio e Fuga Nº 7 em Mi Bemol Maior
ANTONIO VIVALDI (1678–1741)
Concerto para Violino Nº 4 em Fá Menor, Op. 8, "Inverno": I. Allegro non molto
TOMASO ALBINONI (1671-1751)
Adágio em Sol Menor
JOHANN PACHELBEL (1653-1706)
Chaconne em Ré Menor