FESTIVAL DOS CAPUCHOS

Sinopse do Espetáculo

Mozart & Tchaikovsky – Entre Mundos

PROGRAMA
Concerto de Abertura
Entre Mundos: Mozart & Tchaikovsky

Wolfgang Amadeus Mozart - Concerto para Violino e Orquestra Nº 5 KV 219,  “Turco”
Pyotr Ilych Tchaikovsky - Souvenir de Florence, Opus 70
 
FICHA ARTÍSTICA
Orquestra de Câmara Sueca “Musica Vitae”
Benjamin Schmid Violino e Direcção musical

O Festival dos Capuchos 2025 apresenta-se sob o tema “Entre Mundos”, título também atribuído ao Concerto de Abertura, dedicado a dois génios da História da Música: Mozart e Tchaikovsky. Ao longo das suas múltiplas viagens, ambos assimilaram influências de diversas culturas, reflexo evidente nas obras que compõem este concerto. O Concerto

para Violino e Orquestra n.º 5 de Mozart, conhecido como “Turco”, revela imaginação vibrante e espírito cosmopolita, demonstrando domínio dos estilos francês e italiano. Já Tchaikovsky intitulou o seu Opus 70 de “Souvenir de Florence”, evocando a cidade italiana que o inspirou, em 1890, para compor esta obra-prima. A aclamada Orquestra Sueca “Musica Vitae” estreia-se em Portugal neste concerto, sob a direcção do prestigiado violinista austríaco Benjamin Schmid, presença assídua nos mais importantes palcos mundiais.

Jazz Violin Concertos

PROGRAMA
Jazz Violin Concertos

Herbert Berger - “Metropoles Suite”, Concerto para Violino e Orquestra
Friedrich Gulda - Wings”, Concerto para Violino, Orquestra e Secção rítmica
Obras de Kroll, Provost, Ponce, Drigo, Vale, Tchaikovsky, Khachaturian

18h00 Conversa pré-concerto com João Almeida e Filipe Pinto-Ribeiro
 
FICHA ARTÍSTICA
Orquestra de Câmara Sueca “Musica Vitae”
Benjamin Schmid Violino e Direcção musical

“Jazz Violin Concertos” é uma oportunidade única para apreciar o talento ímpar e versátil de Benjamin Schmid, um dos grandes violinistas da actualidade, acompanhado pela elegância e precisão da Orquestra Sueca “Musica Vitae”. O extraordinário virtuosismo de Schmid não se evidencia apenas na música clássica, mas também tem conquistado público e crítica no jazz e na arte da improvisação. É precisamente esse talento que se reflecte no seu mais recente álbum, “Jazz Violin Concertos”, lançado em 2023 pela editora Gramola, que reúne obras que exploram a fusão entre composição e improvisação, num diálogo profundamente enraizado no universo do jazz, como é o caso das obras de Berger e Gulda que serão interpretadas neste concerto em estreia absoluta em Portugal.

500 anos de Camões

Este concerto é dedicado a Luís de Camões, figura ímpar da cultura portuguesa e um dos grandes poetas do Renascimento europeu – e, muito possivelmente, também cantor e músico. Assinalando o quinto centenário do seu nascimento, o programa deste concerto procura reconstruir a dimensão musical da produção lírica camoniana, seguindo de perto uma prática enunciada pelo próprio poeta no início de alguns dos seus versos: a da música contrafacta.

Fundado e dirigido por Pedro Caldeira Cabral, o Concerto Atlântico é um grupo formado por especialistas na interpretação da música dos séculos XV a XVII. É, até hoje, o único quinteto de violas de arco em Portugal com actividade regular, contando com membros que são simultaneamente cantores e poli-instrumentistas.

FICHA ARTÍSTICA
Concerto Atlântico
Pedro Caldeira Cabral direção musical

Programa
A Música da Lírica Camoniana
500 anos de Camões
Obras de Luís de Camões, António de Macedo, António Carreira, Heliodoro de Paiva

Dang Thai Son

O consagrado pianista vietnamita-canadiano Dang Thai Son foi projectado para a vanguarda do mundo musical em Outubro de 1980, ao conquistar o Primeiro Prémio e a Medalha de Ouro na décima edição do lendário Concurso Internacional de Piano “Chopin”, em Varsóvia. Foi também a primeira vez que um pianista asiático venceu um grande concurso internacional. Detentor de um talento extraordinário, iniciou os estudos de piano com a sua mãe, em Hanói, e prosseguiu a sua formação no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. Desde a sua vitória no Concurso Chopin, Dang Thai Son apresenta-se regularmente em algumas das mais prestigiadas salas de concerto do mundo, tais como o Lincoln Center (Nova Iorque), Barbican Center (Londres), Salle Pleyel (Paris), Concertgebouw (Amesterdão), Opera House (Sydney) e Suntory Hall (Tóquio).

FICHA ARTÍSTICA
Dang Thai Son Piano

Programa
Chopin & Debussy
Recital de Piano
Claude Debussy - Rêverie, Images, Masques, Children’s Corner
Frédéric Chopin - Nocturnos, Barcarola, Valsas, Scherzo

Songs of Exile

PROGRAMA

Songs of Exile
The Naghash Ensemble of Armenia

18h00 Conversa pré-concerto com João Almeida e John Hodian
 
FICHA ARTÍSTICA
The Naghash Ensemble of Armenia
Hasmik Baghdasaryan Soprano
Tatevik Movsesyan Soprano
Shahane Zalyan Contralto
Harutyun Chkolyan Duduk
Aram Nikoghosyan Oud
Tigran Hovhannisyan Dhol, dumbek, daf
John Hodian Piano

Incluindo três brilhantes cantoras e alguns dos mais renomados instrumentistas arménios, o “The Naghash Ensemble of Armenia” tem sido aclamado ao longo da última década nas suas digressões internacionais. Inspirada nos textos sagrados do sacerdote e poeta místico arménio medieval Mkrtich Naghash, a música do Ensemble funde a profunda espiritualidade da música popular arménia com a música clássica e o pós-minimalismo contemporâneo, enriquecendo-a com a energia vibrante do rock e do jazz. O ciclo “Songs of Exile” (“Canções do Exílio”), programa deste concerto no Festival dos Capuchos, é uma meditação sobre a relação do ser humano com Deus, vista através da perspectiva de Mkrtich Naghash, que passou muitos anos no exílio. A obra do “The Naghash Ensemble of Armenia” foi descrita  como “o som da Antiga Arménia reinventado para o século XXI”.

A História do Tango: Piazzolla & Nisinman

Astor Piazzolla é uma figura central da música argentina do século XX, tendo revolucionado a tradição do tango ao integrar no idioma “tanguero” influências da música clássica e do jazz. A liderar o quarteto de excelentes músicos deste concerto, intitulado “A História do Tango”, estará o bandoneonista e compositor argentino Marcelo Nisinman, considerado um dos maiores nomes do tango actual e o único músico que pode verdadeiramente ser chamado discípulo de Piazzolla, que o declarou “o futuro do bandoneón”. O programa inclui a célebre obra “A História do Tango”, de Astor Piazzolla, assim como música de Carlos Gardel, Pedro Datta e Rosendo Mendizábal. O repertório incluirá ainda composições do próprio Marcelo Nisinman, que dá continuidade à veia inovadora do tango, tal como Piazzolla outrora empreendeu.

FICHA ARTÍSTICA
Marcelo Nisinman Bandoneón
Chen Halevi Clarinete
Tiago Pinto-Ribeiro Contrabaixo
Rosa Maria Barrantes Piano

Programa
A História do Tango
Piazzolla & Nisinman

Obras de Astor Piazzolla, Pedro Datta, Carlos Gardel, Rosendo Mendizábal e Marcelo Nisinman

Aperture: João Barradas Trio

“Aperture” é o título deste concerto do João Barradas Trio, formado pelo acordeonista João Barradas, o baterista Bruno Pedroso e o contrabaixista André Rosinha. O título remete também para o seu novo projecto discográfico, com lançamento previsto para Julho de 2025. O programa é composto maioritariamente por música original de João Barradas, onde as ideias de espaço, liberdade e arquitectura servem de base à sua linguagem composicional. O projecto nasceu da residência artística de Barradas na Casa da Música, durante a temporada passada, e a revista Jazz.pt destacou a estreia deste repertório, no Porto, como um dos melhores concertos de 2024. Reconhecido como um dos mais destacados acordeonistas europeus, João Barradas move-se com fluidez entre a música clássica, o jazz e a improvisação, afirmando-se como uma referência incontornável do instrumento.

FICHA ARTÍSTICA
João Barradas Acordeão
Bruno Pedroso  Bateria
André Rosinha  Contrabaixo

Liszt: O Poeta do Piano

Franz Liszt foi uma das figuras mais marcantes do Oitocentos europeu. Compositor visionário e pianista de um virtuosismo sem limites, Liszt foi, talvez, o primeiro músico a alcançar o estatuto de “celebridade global”, percorrendo toda a Europa em concertos, da Rússia a Portugal, país que visitou em 1845. Verdadeiro cidadão europeu “avant la lettre”, a sua vida transcende fronteiras e qualquer tentativa de apropriação nacional, reflectindo uma cultura e uma formação profundamente internacionais. Considerado um dos mais destacados artistas portugueses das últimas décadas e um dos pianistas com maior reconhecimento internacional, Filipe Pinto-Ribeiro conduz-nos, neste recital, numa viagem pelas mais extraordinárias peças para piano de Liszt, inspiradas na obra de grandes poetas como Petrarca, Victor Hugo, Lamartine e Dante.

FICHA ARTÍSTICA
Filipe Pinto-Ribeiro  Piano

Programa
Liszt: O Poeta do Piano
Recital de Piano

Franz Liszt - Rapsódia Húngara Nº 12, Soneto de Petrarca 123, Sonho de Amor Nº 3, Valse Oubliée Nº 1, Consolation Nº 3, Sonata “Dante”

Programa
Aperture
João Barradas Trio

Telemann goes East

Telemann foi um dos mais eminentes compositores do barroco alemão. Após uma estadia na Polónia, escreveu no seu diário: “É difícil acreditar quão maravilhosas são as ideias dos músicos quando, durante um intervalo da dança, começam a improvisar!”. Este programa do galardoado Ensemble Barroco “Tra Noi”, intitulado “Telemann goes East”, explora o fascinante diálogo presente nas Sonatas de Telemann entre o mundo erudito - onde se evidenciam formas musicais típicas do barroco - e a música tradicional dos territórios da antiga Polónia e do Leste europeu, presente na utilização de ritmos e melodias de carácter popular. Neste concerto, serão ainda interpretadas melodias romenas da colecção de Uhrovska, datada de cerca de 1730, na sua maioria de autoria anónima, que dialogarão, nesta ocasião, com a mestria da música de Telemann.

FICHA ARTÍSTICA
Ensemble Barroco Tra Noi
Rafaela Salgado Cravo
Daria Spiridonova Violino
Silvia Berchtold Flauta
Bianca Cucini Viola da gamba

Programa
Telemann goes East
Ensemble Barroco Tra Noi
Obras de Georg Philipp Telemann

Boulez 100

No centenário de nascimento de Pierre Boulez (1925–2016), este concerto celebra o legado do compositor e maestro francês, uma figura ímpar da música do século XX. Interpretado por Jérôme Comte - clarinetista de referência e solista do famoso Ensemble Intercontemporain de Paris, fundado pelo próprio Boulez em 1976 -, o programa percorre obras que marcam a evolução da escrita para clarinete na música contemporânea. De Boulez, escutam-se os incontornáveis “Domaines” — nas versões “Originaux” e “Mirroirs” —, exemplos da sua linguagem rigorosa e inventiva. O percurso inclui ainda peças de Berio, Donatoni, Grisey e Stravinsky, revelando diferentes abordagens ao timbre, à forma e à expressividade musical. “Boulez 100” é uma homenagem viva à experimentação, ao pensamento e à modernidade que marcaram uma era.

FICHA ARTÍSTICA
Jérôme Comte Clarinete

Programa
Boulez 100
Homenagem a Pierre Boulez
Obras de Pierre Boulez, Luciano Berio, Franco Donatoni, Gérard Grisey e Igor Stravinsky
17h00 Conversa pré-concerto com João Almeida e Sérgio Azevedo

Noite Transfigurada

“Noite Transfigurada” é um concerto em tributo a Daniel Barenboim, um dos músicos mais relevantes das últimas décadas. Reunindo solistas de dois projectos emblemáticos fundados por Barenboim - a Academia Barenboim-Said e a West-Eastern Divan Orchestra -, este concerto reflecte não só a excelência artística, mas também os ideais de diálogo e entendimento que o maestro tem defendido incansavelmente. O Sexteto n.º 1 de Brahms conjuga lirismo e estrutura clássica, num ambiente intimista. Já “Noite Transfigurada”, de Schönberg, marca a transição entre o romantismo e as linguagens do século XX, com uma intensidade emocional rara. Esta reunião de artistas de diferentes origens celebra a música como ponte entre culturas.

FICHA ARTÍSTICA
Solistas da Academia Barenboim-Said e da West-Eastern Divan Orchestra
Mihaela Martin Violino
Yulia Deyneka Viola
Frans Helmerson Violoncelo
Semaan Wehbe Violino
Sara Umanskaya Viola
Parya Moulaei Violoncelo

Programa
Noite Transfigurada
Tributo a Daniel Barenboim
Johannes Brahms - Sexteto Nº 1 Opus 18
Arnold Schönberg - Noite Transfigurada, Opus 4

DSCH Schostakovich Ensemble

Este “concerto-poslúdio” do Festival propõe um encontro entre tempos, estilos e geografias musicais. O conceituado DSCH – Schostakovich Ensemble, incluindo músicos de referência internacional, apresenta um programa que cruza tradição e criação contemporânea. O Quarteto com Piano n.º 1, de Dvorák, revela o lirismo e o colorido rítmico das raízes checas do compositor. A estreia absoluta de uma nova obra de Sérgio Azevedo, acrescenta uma voz contemporânea e reflexiva ao programa. A encerrar, o célebre Quinteto “A Truta”, de Schubert, celebra o espírito de comunhão da música de câmara. Um programa fascinante de diálogo “entre mundos” que culmina o Festival dos Capuchos 2025 no Convento que lhe dá o nome.

FICHA ARTÍSTICA
DSCH – Schostakovich Ensemble
Filipe Pinto-Ribeiro Piano
Esther Hoppe Violino
Lars Anders Tomter Viola
Christian Poltéra Violoncelo
Tiago Pinto-Ribeiro Contrabaixo

Programa
Poslúdio dos Capuchos
Antonín Dvorák - Quarteto com Piano Nº 1 Opus 23
Sérgio Azevedo - Peça para Contrabaixo Solo (estreia absoluta)
Franz Schubert - Quinteto com Piano D 667, “A Truta”

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