Sinopse do Espetáculo
Concerto de abertura
30 de maio 21h Cinema s. Jorge
As composições para cravo ocupam um lugar muito especial no legado de Johann Sebastian Bach, em particular os concertos, formato iniciado por este compositor e que não existia anteriormente uma vez que, normalmente, era confiada a função de acompanhamento àquele instrumento. Neste concerto será abordado repertório que abriu caminho ao imenso protagonismo que o piano moderno veio a ter mais tarde.
A maioria das composições para cravo de Johann Sebastian Bach não foi escrita para satisfazer compromissos, contrariamente ao que acontecia quando se tratava de orquestra, órgão ou obras corais. Sendo o cravo o seu instrumento, o próprio interpretava essas obras em diversas ocasiões. Podiam ser exercícios destinados à aprendizagem dos seus filhos, como exemplo O Cravo Bem Temperado, ou demonstrações de virtuosismo destinadas a cativar o interesse de um potencial mecenas. Podiam, ainda, servir de pretexto para ensaiar soluções técnicas e estilísticas inovadoras, para lá da oportunidade de se recrear a seu belo prazer. Os concertos para cravo enquadram-se nesta última categoria.
Em Leipzig, onde veio a ser o principal responsável pela música vocal das igrejas da cidade, assumiu durante mais de dez anos a liderança do Collegium Musicum, uma associação de músicos profissionais e amadores que se reunia semanalmente para tocar em conjunto. Aí, Bach tinha a liberdade para criar mais livremente, e foi, precisamente, para onde compôs os concertos para cravo e orquestra – sete com um único solista (BWV 1052-58), seis para dois, três ou quatro cravos, e um triplo concerto para flauta, violino e cravo. Todos estes concertos resultavam de adaptações de composições anteriores, concertos para violino ou outros instrumentos.
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Solistas: Artur Pizarro, Rinaldo Zhok, Vita Panomariovaite e Ludovico Troncanetti.
Direção: Ligia Amadio
I PARTE
• Concerto para 2 cravos e orquestra, em dó menor, BWV 1060
• Concerto para 2 cravos e orquestra, em dó maior, BWV 1061
• Concerto para 2 cravos e orquestra, em dó menor, BWV 1062
INTERVALO
II PARTE
• Concerto para 3 cravos e orquestra, em ré menor, BWV 1063
• Concerto para 3 cravos e orquestra, em dó maior, BWV 1064
• Concerto para 4 cravos e orquestra, em lá menor, BWV 1065