Sinopse do Espetáculo
Sucesso absoluto no Brasil, Susana chega agora a Portugal.
No monólogo, Susana interpreta uma atriz que repensa a sua vida momentos antes de entrar em cena para dar vida a Lady Macbeth.
De
um lado, uma das personagens mais icónicas da dramaturgia mundial. Do
outro, uma das mais importantes e populares atrizes brasileiras. O
encontro entre Lady Macbeth e Susana Vieira dá-se em "Lady”, texto
inédito de Vana Medeiros escrito especialmente para a atriz, que
intercala a sua própria biografia com alguns dos mais belos excertos da
obra original de Shakespeare. Com encenação de Leona Cavalli, o monólogo
estreia em Lisboa no dia 4 de setembro, para uma curtíssima temporada
no Teatro Armando Cortez – Casa do Artista. O espetáculo estará em cena
até ao dia 21 de setembro, seguindo depois para digressão por cinco
cidades portuguesas. A produção é de Edgard Jordão e da Vive Produções.
Em
"Lady”, a protagonista é uma atriz que revê a sua vida minutos antes de
entrar em palco para interpretar Lady Macbeth, a emblemática personagem
de Shakespeare. A vida da própria Susana mistura-se com passagens do
autor inglês, numa viagem pela sua trajetória pessoal e profissional,
que se revela num texto franco e corajoso. "Sempre sonhei interpretar
Lady Macbeth. Gosto de todas as peças de Shakespeare, são histórias que
abordam os grandes defeitos humanos: egoísmo, vingança, inveja,
adultério. Acho que todos os sentimentos e atos negativos do ser humano
estão lá, e Shakespeare consegue levá-los ao palco, provocando uma
reflexão profunda”, afirma Susana.
Susana também desejava montar um
texto inédito e revisitar a sua história em cena. A combinação desses
dois universos originou um espetáculo que propõe um diálogo intenso e
bem-humorado com o público. "Decidi aproveitar e contar a minha
história, falar desta vontade de interpretar um clássico, mas também
mergulhar na minha biografia. E então vou conversando com o público,
partilhando tudo o que vivi, como foi a minha carreira, e presto
homenagem às grandes atrizes com quem trabalhei”, explica.
A ideia do
novo espetáculo surgiu da parceria entre o produtor Edgard Jordão e
Susana Vieira. Juntos, protagonizaram uma bem-sucedida temporada com
"Shirley Valentine” e quiseram dar continuidade com uma nova criação. "A
Susana queria fazer Shakespeare e, ao mesmo tempo, tem histórias
incríveis. Decidimos juntar as duas coisas e assim nasceu ‘Lady’. Ela é
uma parceira extraordinária – trocamos ideias o tempo todo, temos uma
relação de mão dupla, respeitamo-nos, admiramo-nos, ouvimo-nos,
discordamos, e é um casamento que resultou. Ao longo dos anos, criámos
códigos que ficam para sempre”, partilha Edgard.
O texto é também uma
ode ao teatro. "Tenho um enorme respeito pelo teatro. Novas tecnologias
surgem – chegou a inteligência artificial –, mas o teatro ninguém
consegue derrubar. Na verdade, nada substitui o contacto do público com o
seu ator ou atriz, com o seu autor preferido. Enquanto houver um ator
vivo em palco, haverá também uma alma viva na plateia, nessa comunhão”,
sublinha Susana.
Para dirigir "Lady”, Susana escolheu uma atriz por
quem tem grande admiração, Leona Cavalli, que já tinha um projeto
documental sobre a sua vida. "O que me atraiu foi o convite irrecusável
da Susana para a dirigir numa peça que une momentos da sua vida com uma
das maiores personagens da dramaturgia de todos os tempos. Sempre
admirei a Susana, não só pela magnífica atriz que é, com uma imensa
capacidade de passar do drama à comédia em segundos e comunicar com
qualquer público, mas também pela sua autenticidade e força – uma mulher
que enfrenta todos os desafios e se reinventa constantemente”, afirma
Leona.
Um espetáculo sobre duas mulheres tão fortes só poderia ser
escrito por outra mulher. A eleita foi a dramaturga Vana Medeiros, que
mergulhou na biografia de Susana Vieira e teve inúmeros encontros com a
atriz e com Leona para criar o texto.
Crítica – José Cetra – Crítico e jurado do prémio APCA de teatro
Em
"Lady”, uma atriz prepara-se para interpretar Lady Macbeth na peça de
Shakespeare e conversa com o público nos intervalos dos ensaios. O bem
construído guião de Vana Medeiros intercala cenas da tragédia com
momentos da vida e obra de Susana, proporcionando ao público 90 minutos
de bom teatro.
Susana domina completamente o palco, quer quando adota
os tons shakespearianos nas cenas da tragédia, quer na espontaneidade
com que fala da sua vida e da sua carreira na televisão brasileira.
Irreverente e espirituosa na medida certa, conquista o público com rara
empatia e brilho nos olhos.
Há uma enorme sinceridade nos seus
relatos. Não poupa críticas a situações e pessoas (sem as nomear) e fala
abertamente sobre doença e o relacionamento tóxico com o último
companheiro. Susana comove e faz rir, consoante o momento.
Num dos
momentos, a atriz evoca Dulcina, Tônia Carrero, Bibi Ferreira e Marília
Pêra – grandes inspirações na sua carreira. Aliás, é inevitável notar a
semelhança com Marília, na forma como conjuga humor, ironia e ousadia –
algo raro mesmo entre as melhores atrizes brasileiras.
Para contar
esta história, a ficha técnica conta com nomes como Chris Aizner
(cenografia) e Karen Brusttolin (figurinos), entre outros.
PREÇOS
1º Balcão |
22,00 € |
Cam.2ª Impar-Vis.Reduzida |
18,00 € |
Cam.2ª Par-Vis.Reduzida |
18,00 € |
Cam.1ª Impar-Vis.Reduzida |
18,00 € |
Cam.1ª Par-Vis.Reduzida |
18,00 € |
2º Balcão |
20,00 € |
Tribuna Impar |
25,00 € |
Plateia |
26,00 € |
Cadeiras Orquestra |
27,00 € |
Tribuna Par |
25,00 € |
2º Balcão - Vis. Reduzida |
20,00 € |
2º Balcão - Vis.Reduzida |
20,00 € |