Sinopse do Espetáculo
O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema nasceu em 1993 e assumiu ao logo da sua história uma identidade própria, sabendo encontrar pontos de equilíbrio entre a inovação focada na contemporaneidade e a dignificação da memória do cinema.
O Curtas olha para o Cinema sob um ângulo mais aberto, não compactuando com conceitos estanques, nem com os que derivam da duração das obras cinematográficas, das metodologias de produção utilizadas e respetivos orçamentos ou até dos suportes, nem os que advêm de fórmulas de apresentação definidas por critérios estritamente comerciais.
As competições continuarão a focar-se na curta-metragem, com um conceito de duração mais abrangente do que na maioria dos festivais congéneres (até 60 minutos), trabalhando as diferentes categorias de ficção, documentário e animação, atendendo também aos filmes experimentais e vídeos musicais, de forma equilibrada e, quando necessário, procurando nichos de públicos específicos.
Enquanto evento reconhecido pelo público em geral, profissionais do setor e comunicação social especializada, na sua coerência organizativa, equilíbrio de programa e refrescamento constante , o Curtas é bastante consistente na sua estrutura de programação. Com total coerência estética e critério de qualidade na seleção de autores e obras, bem como a quantidade de sessões e de filmes, o que corresponde à preocupação na formação de públicos, a valorização e a aposta em novos talentos, sobretudo no Cinema Português.