Sinopse do Espetáculo
Pluto
19 julho
A icónica banda portuense, nascida em 2002 da vontade de quatro amigos se juntarem para criar, está de volta aos palcos em 2025 para celebrar os 20 anos do álbum “Bom Dia”.
Em 2025, a banda estará em digressão para comemorar esta data redonda com apresentações em que tocarão o álbum na íntegra. Para além disso, os concertos vão contar com temas inéditos, aos quais se juntam os recentemente editados “Quadrado” e “Túnel”.
Ficha Artística
voz, guitarra Manel Cruz
guitarra Peixe
baixo Edu
bateria Ruca
técnico de som Álvaro Ramos
técnico de iluminação Fred Rompante
roadie Dário Lima
roadie Manuel Toga
road manager Tiago Silva
Margarida Campelo
01 agosto
Supermarket Joy é o primeiro e aclamado disco a solo da cantora e multi-instrumentista, agora também compositora e produtora, explorando os territórios do Pop, Soul, R&B e Jazz Experimental.
Ao longo de 15 anos de carreira Margarida Campelo?estabeleceu-se como uma das mais requisitadas presenças da nova geração da música portuguesa, colaborando com alguns dos mais interessantes projectos nacionais, dos quais se destacam Bruno Pernadas, Cassete Pirata, Joana Espadinha, Minta & the Brook Trout ou Julie & the Carjackers
Ficha Artística
voz, guitarra Teresa
guitarra Ricardo Amaral
bateria Filipe Chaves
técnico de som Hugo Valverde
técnico de iluminação Sebastião Pinto
vídeo José Piteira
Da Chick
07 setembro
O mundo é o mundo e por isso avança e colapsa sem que possa ser travado. É verdade que perante tantas e tão avassaladoras coisas a acontecerem um pouco por todo o globo, damos por nós a pensar no que fazer perante forças tão tremendas. E às vezes a resposta mais simples é também a mais transformadora: encontrar amor, deixar que nos inspire, seguir a liberdade aonde ela nos possa conduzir, criar, criar, criar.
Da Chick não tem feito outra coisa que não seja encher o planeta de boas vibrações. No seu registo anterior deu por si em "Good Company", a exaltar essa energia benigna que se cria quando interagimos com aquelas pessoas especiais que nos rodeiam, quando reforçamos os laços de comunidade que são os mais importantes de todos. Entretanto, esta artista que surfa ondas reais no oceano Atlântico que liga muitos mundos, esta pessoa que nunca desiste de aprender e descobrir ferramentas novas, foi estudar jazz, estreitou a sua relação com a guitarra, resolveu fundar o seu próprio selo discográfico - Mostly Groovy (what else, right?) - e, coisa talvez mais importante, apaixonou-se e entregou o coração. Ou seja, uma espécie de tempestade perfeita que se manifesta na belíssima "Cartoon", primeira canção de um novo capítulo criativo de Da Chick. Escrita à guitarra, que é coisa nova em si. Sem ligar às caixas onde gostamos de arrumar tudo, Da Chick criou aqui uma espécie de futuro standard, um tema que nasce com jazz na alma e soul na voz, que balança como as ondas do mar tranquilo em fim de tarde e que declara o amor que lhe escorre da voz e do rosto com uma classe tão singela quanto honesta. E o que se sente, além de emoções tingidas de rosa chick, é um amor sem fim pela liberdade de ser ela própria. É assim que se muda o mundo e que se responde aos tempos: com um raio de sol feito música que nos toca sem pedir licença.
Diana Vilarinho
14 setembro
Diana Vilarinho é uma jovem cantora que, aos 27 anos, tem conseguido reunir muita atenção por parte dos que se cruzam com a sua voz carregada de força. Ao longo da sua ainda curta carreira, já conquistou alguns marcos de relevo, começando pelo 1º lugar na Grande Noite do Fado, em 2008, e ao qual se juntam várias participações no maior festival do género em Portugal, o Festival Caixa/Santa Casa Alfama, e algumas incursões pela Europa. Lançou, em 2021, o primeiro álbum. O repertório criteriosamente escolhido por si e pelo seu produtor, o também fadista Ricardo Ribeiro, conta com uma música escrita e composta por Carminho. Diana canta habitualmente nas mais emblemáticas Casas de Fado de Lisboa, mantendo-se próxima de uma realidade que vive tanto dos teatros como dos espaços tradicionais. Numa altura de descoberta pessoal, apresenta-se no Festival da Canção 2025, num registo que ainda não lhe conhecíamos, com “Cotovia”. Acaba a participação num honroso 2º lugar, obtido com a pontuação máxima do júri. Começa aqui a jornada para um novo álbum que promete consolidá-la como uma das grandes vozes da sua geração.
Ficha Artística
voz Diana Vilarinho
guitarra portuguesa Bernardo Couto
guitarra Pedro Soares
guitarra baixo Francisco Gaspar
técnico de som Francisco Grilo
técnico de iluminação Jorge Pato
Antes da Chuva Sopra o Vento
21 setembro
“Antes da chuva sopra o vento” é um espectáculo para todas as infâncias que cruza a dança contemporânea e a informática musical com instrumentos musicais experimentais e objectos sonoros criados a partir de árvores, rochas, água e outros materiais naturais. Continua a pesquisa acerca das possibilidades sonoras, expressivas e simbólicas dos elementos do mundo animal, vegetal e mineral, usando os corpos e o movimento dos três intérpretes e do público como instrumentos musicais que exploram o som de matérias e fenómenos naturais, bem como vozes e sons do corpo humano. ”No início, éramos todas e todos o mesmo ser vivo. Compartilhámos o mesmo corpo e a mesma experiência. Desde então, as coisas não mudaram tanto. Multiplicamos as formas e maneiras de existir. Mas ainda hoje somos a mesma vida. Há milhões de anos, essa vida transmite-se de corpo em corpos, de indivíduo em indivíduos, de espécie em espécies, de reino em reino. Certamente, ela desloca, transforma- se. Mas a vida de cada ser vivo não começa com seu próprio nascimento: ela é muito mais antiga.“ in Metamorfoses, de Emanuele Coccia
Ficha Artística
Direção Artística e Criação de Instrumentos Musicais Fernando Mota
Direção Cénica Sofia Cabrita
Coreografia Carlota Fairfield Oliveira
Desenho de Som e Electrónica José Grossinho
Interpretação Carlota Fairfield Oliveira, Fernando Mota e José Grossinho
Desenho de Luz Nuno Meira
Figurinos Ainhoa Vidal
Coordenação e Produção Violeta Mandillo
Direcção e Operação Técnica João Chicó e Catarina Codea
Fotografias Margot Roth, Mário Melo Costa, Susana Paiva, Arquipélago
PREÇOS
Entrada | 6€
Descontos (não aplicável no evento Da Chick)
Bombeiros V. de Ílhavo | Cartão jovem municipal | Circuito Turístico | Desempregados | Func./Agente/Colab.da CMI | Grupos+10 pessoas | Jovem até 17 anos | Profissionais da Cultura | Sénior+65 anos