GRANDES MESTRES

Sinopse do Espetáculo

GRANDES MESTRES
George Balanchine-Edward Clug- Paul Lightfoot & Sol León
Symphony in C– Four Reasons Sleight of Hand

Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro
Direção musical

Duração
2h05 min. c/ 2 intervalo

O programa Grandes Mestres insere-se num novo ciclo com o mesmo nome que a Companhia Nacional de Bailado lança com o objetivo de, ao longo das diferentes temporadas, convocar e celebrar coreógrafos e coreógrafas cuja obra marcou a história da dança pela sua relevância artística, impacto coreográfico e capacidade de renovar — ou mesmo revolucionar — a linguagem e conceitos do movimento dançado.

Este ciclo pretende oferecer ao público um contacto direto com criações fundamentais do repertório nacional e internacional, homenageando artistas que, de formas distintas, ampliaram os horizontes da dança como forma de expressão estética, filosófica e emocional.

Na temporada 2025/2026 o ciclo Grandes Mestres reúne três obras emblemáticas de diferentes épocas: Four Reasons de Edward Clug, estreado pela CNB em 2008; Sleight of Hand de Paul Lightfoot & Sol León que passam a integrar a lista de coreógrafos da CNB; e Symphony in C de George Balanchine, que entra agora no repertório da CNB. Um conjunto de obras coreográficas de referência que aliam exigência técnica e profundidade artística.

SYMPHONY IN C
Georges Bizet compôs a sua Sinfonia em Dó Maior quando tinha apenas 17 anos, enquanto aluno de Charles Gounod no Conservatório de Paris. O manuscrito esteve perdido durante décadas e só foi publicado após a sua redescoberta na biblioteca do Conservatório, em 1933. George Balanchine conheceu esta partitura desaparecida através de Igor Stravinski e precisou de apenas duas semanas para coreografá-la sob o título Le Palais de Cristal, para o Ballet da Ópera de Paris, onde atuava como mestre de bailado convidado. No ano seguinte, ao remontar a obra para a estreia do New York City Ballet, Balanchine simplificou os cenários e figurinos e alterou o título para Symphony in C.

O bailado é estruturado em quatro andamentos, cada um protagonizado por uma bailarina, um bailarino e respetivo corpo de baile. No final, todos os intérpretes das quatro secções reúnem-se num grandioso e vibrante final.

 George Balanchine
Coreografia

Georges Bizet
Música

Colleen Neary
Remontagem Coreográfica

Paula Marinho
Mestra de guarda-roupa

Atelier de costura CNB
Execução de guarda-roupa

Bailarinos e bailarinas da CNB
Interpretação

Companhia Nacional de Bailado
Produção

Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro

Direção musical

33 minutos aprox.

Duração

©The George Balanchine Trust

Paris, França, Palais Garnier, Ballet Nacional da Ópera de Paris, 28 de julho de 1947,

como Le Palais de Cristal

Estreia absoluta

Nova Iorque, Estados Unidos da América, Ballet Society, 22 de março de 1948 como

Symphony in C

Estreia absoluta

FOUR REASONS
A peça musical Four Reasons, que dá o nome à obra de Edward Clug criada para a CNB em 2008, é uma composição de quatro sonatas para piano e violino da autoria do compositor esloveno Milko Lazar. Esta peça desenvolve-se através da interação dos dois músicos com oito bailarinos, que moldam o espaço e o ambiente, contemplando e desafiando o objetivo de uns e outros, em diferentes dimensões. Neste diálogo de movimento e som são explorados espaços comuns, permitindo aos intervenientes, bailarinos e músicos, refletir e criar aí um momento de intimidade, relacionado com as suas experiências espontâneas em palco.

Edward Clug
Coreografia, Cenário, Figurinos e Desenho de luz

Milko Lazar
Música

Adelaide Marinho
Mestra de guarda-roupa

Atelier de costura CNB
Execução de guarda-roupa

Bailarinos e bailarinas da CNB
Interpretação

Companhia Nacional de Bailado
Produção

Milko Lazar
Piano

Vasilij Meljnikov
Violino

42 minutos
Duração

Lisboa, Teatro Camões, 22 de outubro de 2008
Estreia absoluta

SLEIGHT OF HAND
Em 2007, Sol León e Paul Lightfoot criaram Sleight of Hand para oito bailarinos da segunda companhia do Nederlands Dans Theater (NDT 2). Com esta peça, os coreógrafos revelaram uma nova direção estética, mais teatral e evocativa. Repleto de um drama enigmático, o bailado desenrola-se num jogo de luz e sombra, tendo como cenário paredes de tecido negro que servem de pano de fundo para duas figuras monumentalmente altas, cuja presença impõe respeito apenas pela sua estatura.

O palco é dominado por composições de grupo e duetos intensos, alguns emergindo do fosso como se viessem de outro mundo. Ao som da música hipnótica de Philip Glass, León e Lightfoot alimentam-se da energia crua destes espíritos em amadurecimento, construindo um universo sombrio, povoado por personagens inquietantes e por perspectivas estranhas de tempo e espaço.

Paul Lightfoot & Sol León
Coreografia, Cenário e Figurinos

Philip Glass
Música

Tom Bevoort
Desenho de luz

Menghan Lou e Roger van der Poel
Remontagem coreográfica

Tom Colin
Ensaiador

Adelaide Marinho
Mestra de guarda-roupa

Atelier de costura CNB
Execução de guarda-roupa

Bailarinos e bailarinas da CNB
Interpretação

Companhia Nacional de Bailado
Produção

20 min.
Duração

Haia, Países Baixos, Lucent Danstheater, Nederlands Dans Theater 2, 15 de março de 2007
Estreia absoluta

PREÇOS
Plateia A | 30€
Plateia B | 25€
Plateia C | 20€
Plateia D | 15€

Descontos
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Assinatura CNB | Cartão LisboaViva | CNB em Família | Desempregados | Grupos >10 pax | Maiores de 65 anos | Menores de 25 anos | Necess. especiais + acomp | Necess.especiais | Profiss + Estud Espetác

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