A viagem d’O Gajo continua com “Trovoada”. Editado em março de 2025, este quinto álbum em formato alargado, apresenta um trabalho mais maduro, ritmado e envolvente, que expandiu os horizontes da sua sonoridade.
Se antes a sua música era sobretudo instrumental, agora O Gajo traz-nos também a palavra. João Morais, já com saudades de cantar, deu voz às suas composições, adicionando um novo nível de profundidade às suas histórias sonoras. A viola campaniça continua a ser a espinha dorsal da sua música, mas vai ao encontro de novos diálogos – com duas sanfonas, o pulsar ancestral do adufe, a gaita de foles e a pandeireta galega a criarem fusão entre tradição e experimentação. Ao vivo, o público e a crítica têm recebido com o maior entusiasmo e envolvimento esta energia renovada, mais direta e mais urgente de “Trovoada”.
O Gajo é um projeto com um registo marcado pela inquietação dos tempos em que vivemos e não passa indiferente no panorama da música nacional, tendo sido premiado nos Iberian Festival Awards 2024, da Fundação INATEL, pelo seu papel de inovação da música popular. Nesta nova fase, O Gajo reafirma-se como um artista em constante reinvenção, sem perder a sua identidade.
A “Trovoada” está na estrada, pronta para ecoar a sua força em cada palco!