Sinopse do Espetáculo
Entre cá e lá. Projecto artístico com imigrantes
Quem emigra costuma relatar um sentimento em que não se é completamente do país de origem e não se é completamente do país de acolhimento, um sentimento de estar entre cá e lá, uma divisão afectiva e cultural que baralha o enraízamento do ser.
Fazer a mala, mudar de vida e deixar tudo e todos para trás deve ser muito difícil. E difícil deve ser chegar a um lugar novo onde não se conhece ninguém, onde há uma língua diferente, outros costumes, outros modos e até outra gastronomia.
E o que sabemos nós afinal? Conhecemos os imigrantes? Já nos contaram a sua história?
Já alguma vez fizemos as perguntas que quem emigra gostava que lhe fizessem? Será que aqui, no seu novo país, já se deram a conhecer? Ou continuam a ser os estranhos a quem acenamos com a cabeça mas que não conhecemos verdadeiramente?
Este projeto pretende ser uma ponte entre cá e lá, entre "nós" e "eles", entre este país e os países de onde um dia vieram, de armas e bagagens, prontos a começar uma vida nova. Pretende saber o que os faz sentir em casa. O que guardam consigo do seu país, do que gostam aqui, como vivem, quem são, quais os desafios nisto de ser migrante.
Nesta ponte entre cá e lá temos de ir ao sítio onde a gente se entende, a mesa.
Através da gastronomia e de histórias de vida faremos uma apresentação performativa, juntando as várias comunidades migrantes e os severenses em torno da mesa, celebrando as diferenças, celebrando os percursos de vida, celebrando as várias culturas, tudo temperado com aromas e sabores. Um jantar do mundo.
Todos estão convidados a vir, a mesa está posta.
PREÇOS
Entrada | 7€
Notas
Jantar. Performance. Projeto artístico com imigrantes