Sinopse do Espetáculo
O Gajo
15 outubro 21h30Quem é O GAJO?
O projecto O GAJO nasce na Primavera de 2016.
Inspirado pelas suas referências da World Music, João Morais, depois de anos dedicado ao Punk Rock, mergulhou nas raízes da música portuguesa e descobriu a Viola Campaniça, um instrumento de raiz tradicional que faz parte da história centenária e cultural portuguesa.
Desde então, a aventura tem passado por diferentes latitudes com centenas de concertos dentro e fora de Portugal.
A Viola Campaniça foi-se afastando-se da linguagem mais tradicional, explorando novos caminhos mas mantendo intacta a sua Portugalidade.
Em 2017 lança “Longe do Chão, em 2019, “as 4 estações do GAJO”, em 2021 “Subterrâneos” com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na percussão, em 2023 “Não Lugar” com vários convidados especiais como Braima Galissá na Hora Guineense, Luís Simões no Sítar Indiano, OMIRI e a Viola Braguesa ou Thomas Attar Bellier no Electric Saz Turco, em 2024 “Terra Livre” em parceria com Ricardo vignini na Viola Caipira e em 2025, chega “Trovoada”, um disco em formato quinteto com destaque para as Sanfonas de João Martins e Diana Ferreira.
Ao longo desta jornada, O GAJO apresentou-se em festivais europeus como EUROSONIC (Holanda), REEPERBAHN (Alemanha), Folk Alliance (Canadá), Festival MATE (Brasil), MUMI (Galiza), Festival IMATERIAL e WOMEX, duas Tours no Brasil na apresentação de “Terra Livre”, uma apresentação na Finlândia de suporte à exposição dos cordofones portugueses em Turku, uma passagem pelo Luxemburgo, outra por MACAU e uma residência para criação de música para cinema na Polónia.
Incansável na exploração das potencialidades da viola campaniça, João Morais continua o seu percurso desafiando os limites e a nossa percepção sobre o cordofone alentejano e a música tradicional, algo que lhe valeu o prémio “INATEL Award” nos Iberian Festival Awards em 2024, pela inovação na Música Popular.
Duofera
16 outubro - 21h30
Fundado em 2018 por Daniele Fabio e Giulio Tampalini, combina repertório clássico, música tradicional italiana e composições originais.
Fabio é multi-instrumentista e compositor, Tampalini é um guitarrista internacionalmente reconhecido e artista Warner Classics. Juntos criam uma fusão inovadora de sons clássicos e contemporâneos.
Joaquín Clerch
17 outubro - 21h30
Guitarrista, compositor e professor de renome mundial. Vencedor de concursos internacionais, como o Andrés Segovia e Heitor Villa-Lobos, atuou em salas como Concertgebouw e Palacio de la Música. Professor na Universidade de Música Robert Schumann, em Düsseldorf, é também compositor com obras publicadas pela Schott Music.
Ken Murray
18 outubro - 21h30
Guitarrista, compositor e pedagogo, com foco na música contemporânea.
Participou em estreias de mais de 100 obras, colaborando com compositores internacionais. As suas gravações foram editadas por Kairos, Mode Records, Move, Tall Poppies e ABC Classics. Nota importante: nesta edição do FIGST, Ken Murray apresenta-se em formato solo.
Antoine Boyer & Yeore Kim
19 outubro - 18h
Boyer é um guitarrista clássico e de jazz cigano, vencedor de prémios internacionais. Yeore Kim é uma virtuosa da harmónica e multiinstrumentista, com carreira internacional. O duo, formado em 2018, combina jazz, clássica e originais, criando uma fusão cativante.
PREÇOS
Geral | 5€
Descontos
Menores/igual a 12 anos