Sinopse do Espetáculo
Yazz Ahmed é uma das mais destacadas trompetistas e compositoras da cena jazz londrina. Através da sua música, Yazz procura dissipar as linhas entre o jazz e a sonoridade eletrónica, juntando os sons da sua herança britânico-bareinita num género descrito como ‘jazz árabe psicadélico, intoxicante e atraente’.
Estreia-se em 2011 com 'Finding My Way Home', um convite a uma primeira incursão pela sua música e influências. O trabalho que se segue, ‘La Saboteuse', lançado em 2017, é considerado o Álbum de Jazz do Ano pela lendária revista The Wire. ‘Polyhymnia' (2019), consegue várias críticas positivas e, tal como o seu antecessor, é distinguido como Álbum de Jazz do Ano, desta vez pela Jazz FM. Nele, Yazz Ahmed tece uma série de homenagens a mulheres notáveis da História. Em 2020, Ahmed é galardoada com o prestigiado prémio Ivor Novello Award for Innovation e incluída pela prestigiada revista Downbeat, na lista das 25 artistas que definirão o futuro do jazz.
Ao longo da carreira, Yazz Ahmed tem encantado plateias por todo o mundo e colaborado com vários de renome, como Radiohead, Lee Scratch Perry, Transglobal Underground ou Susheela Raman.
Ao vivo é acompanhada pelo seu quarteto, composto por Ralph Wyld no vibrafone, David Manington no baixo e Martin France na bateria.
Em 2025, Yazz Ahmed retoma às edições e aos palcos com o seu aguardado quarto álbum 'A Paradise In The Hold’. Uma obra que mergulha nos ritmos ancestrais do Bahrein e presta homenagem à força das mulheres árabes, introduzindo pela primeira vez letras em inglês e árabe, e colaborando com artistas de renome como Natacha Atlas e Brigitte Bertha.
Ficha Artística/Técnica
Yazz Ahmed: composição, trompete, fliscórnio
Ralph Wyld: vibrafone
David Manington: baixo elétrico
Jonathan Davis: bateria
PREÇOS
Entrada | 10€
Descontos
Estudantes | Maiores de 65 anos | Grupos (mínimo 10 pessoas) | Desempregados | Profissionais de artes performativas e de música | Cartão Amigo CSF