Sinopse do Espetáculo
Desde 2017, o ciclo As Guitarras Não Têm Saudade procura traçar a ligação entre a vibração dos instrumentos de cordas e as emoções que estes suscitam, questionando se também eles as sentem. Um ciclo dedicado à mestria, paixão e engenho dos cordofones, organizado pela Casa das Artes Bissaya Barreto, que está de regresso em novembro e dezembro. Este ano, para além da guitarra, o ciclo explora pela primeira vez a harpa, com Sissi Rada, e o violino, com Gibrana Cervantes.
O ciclo encerra no dia 13 com Emil Saiz, música e compositor espanhol, que explora o espaço interior através do som. Fundindo processamento eletrónico experimental, guitarra e psicoacústica, o trabalho de Emil mergulha nos temas de transformação e dissolução — inspirando-se no subconsciente, em estados alterados e na memória para canalizar paisagens sonoras oníricas, hipnóticas e intensamente emocionais.
O seu mais recente lançamento, Cycles of Disappearance, explora a relação entre som e mente através de drones colossais e melodias desintegradas que espelham o seu processo de desconstrução criativa. As faixas nasceram de improvisações com guitarra manipulada, construindo paisagens vastas e dedilhadas, onde as notas caem e se contorcem.
Casa das Artes Bissaya Barreto
Rua Castro Matoso, 17
3000-104 Coimbra
+351 912 624 531 (Chamada para a rede Vodafone)
casadasartes@fbb.pt
Agenda: https://agenda.fbb.pt/estabelecimentos/casa-das-artes-bissaya-barreto/