Sinopse do Espetáculo
«Ode aos Meus Homens ou O Maior Silêncio do Mundo» é uma criação de Rafael Diaz Costa, a partir da biografia ficcionada do autor, pensada nas intersecções da memória, virilidade, palavra, liberdade sexual e revolução. O espetáculo parte da exposição e partilha das vivências do autor para estabelecer um diálogo com o público, em torno de um carrossel de emoções e reflexões.
O discurso de ódio nas redes sociais, as invasões e ataques a eventos e locais LGBTQIA+ por parte de extremistas aumentaram 185 por cento, resultado da normalização e crescimento de forças e discursos antidemocráticos. Em vários países, verificam-se retrocessos na conquista de direitos LGBTQIA+ como, por exemplo na Itália, Hungria, Rússia, Polónia e Estados Unidos, noutros ainda se verificam penas de prisão e sentenças de morte que criminalizam o afeto, o amor, a paixão.
Por isso, esta obra começa com a declaração: «A minha cama é um lugar político». O objetivo é defender os direitos adquiridos ao longo da história e promover a garantia de estruturas que protejam cidadãos discriminados, na crença de que a arte tem um papel fundamental nesta defesa. Afinal, o amor é muito, tanto, por vezes parecendo tudo, mas só e apenas o amor.
Rafael é um cidadão comum, anónimo, passa totalmente despercebido por entre a multidão. O que ninguém imagina, é que por detrás de toda esta vulgaridade, ele concebe uma Revolução que está a ser minuciosamente preparada. Uma pequena peça capaz de mover algo bem maior.
Ficha Artística
texto e interpretação RAFAEL DIAZ COSTA
encenação ÍRIS MACEDO
direção de corpo MARGARIDA BORGES
desenho de luz e som FILIPE PACHECO
voz off GONÇALO LINO CABRAL
fotografia FILIPE FERREIRA
PREÇOS
Geral | 12€