Sinopse do Espetáculo
A Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebe um laureado do Prémio Jovens Músicos, organizado pela Antena 2 / RTP, o mais prestigiado concurso performativo de música erudita em Portugal, que em 2025 celebra a sua 38.ª edição. Reconhecido como uma verdadeira rampa de lançamento para artistas de exceção, o Prémio tem revelado ao longo das décadas alguns dos maiores intérpretes portugueses da atualidade. Este concerto afirma-se como uma oportunidade singular de valorizar jovens talentos e de aproximar o público da nova geração de músicos que está a marcar o futuro da música em Portugal.
Ficha Artística
Beatriz Rosão, violino
Martim Pereira, piano
Informações Adicionais
Beatriz Rosão (2006), natural de Lisboa, começou os seus estudos com 5 anos de idade, com a professora Filipa Poêjo na Academia de Música de Lisboa, e aos 13 anos começou a estudar com o professor Vítor Vieira, acabando os seus estudos do ensino secundário com o
professor José Pereira. Frequentou masterclasses com Mihaela Martin, Henning Kraggerud, Alf Richard, Stephan Picard, Álvaro Pereira, Francisco Lima, Kirill Troussouv, entre outros. Em 2023 recebeu o primeiro prémio no Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”, apresentando-se consequentemente no Centro Cultural de Belém, com a Camerata Atlântica, e, em 2023 e 2025 recebeu, respetivamente, o 2o e o 1o prémio em Violino – Nível Médio do Prémio Jovens Músicos da RTP – Antena 2, apresentando-se consequentemente com a orquestra Gulbenkian, no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Em trabalho de orquestra, colaborou com a Jovem Orquestra Portuguesa (2021-23), apresentando-se nas principais salas em Portugal e em Berlim, e trabalhou com a Orquestra Sinfónica Juvenil (2022-24), tendo sido bolseira da Fundação EDP/OSJ. Em 2023 foi convidada a ser concertino na orquestra internacional “Concertgebouworkest Young”, onde colaborou com o maestro Andrés Orozco-Estrada, e a violinista Maria Dueñas, tendo realizado concertos em salas como a Concertgebouw, em Amsterdão, e a Konzerthaus, em Berlim.
Em 2024, foi convidada novamente a ser concertino na orquestra “Verbier Festival Junior Orchestra”, parte do renomeado “Verbier Festival”. Neste festival teve a oportunidade de trabalhar com os maestros James Gaffigan, Ion Marin, Vincenzo Milletarì, e Sir Simon Rattle. Atualmente estuda com a professora Vera Beths, no Conservatorium van Amsterdam, e em junho de 2026 vai representar Portugal no
concurso Eurovision Young Musicians, que vai decorrer na Arménia.
Beatriz Rosão toca num violino Gregorio Antoniazzi (Colle, ca. 1740), denominado Domenicus ontagnana e num arco “Roger Lotte” (ca. 1950), um generoso empréstimo da NMF (Nationaal Muziekinstrumenten Fonds).
PREÇOS
Geral | 3,00€