Sinopse do Espetáculo
ACESSIBILIDADE
Pouco/nenhum texto
"Este melting pot colaborativo que cruza eroticamente, mas com rigor e precisão absolutos, as práticas de dança da diáspora africana de Lisboa e as sensualidades e sexualidades lésbicas constituiu um dos grandes motivos de espanto do ano nos nossos palcos."
Inês Nadais, Público
A palavra lounge é simultaneamente um verbo, que significa sentar-se ou deitar-se de modo descontraído, e um substantivo, que se refere a uma sala pública onde as pessoas podem relaxar. Esta dupla natureza de descansar, de esperar, de mover e ser movido está no centro de Lounge. No palco, dois corpos que se identificam como femininos criam um dueto em que, juntas, experimentam estados de descanso ativo e passivo, apoiando-se mutuamente para mergulhar mais profundamente em si próprias e no ambiente envolvente. A obra esculpe-se pela ideia de lap dance invisível, composta por pequenas danças quase impercetíveis que utilizam o olhar para desfocar a fronteira entre quem dá e quem recebe, desafiando a relação entre público e privado, ver e ser vista. Recorrendo ao erotismo e construindo coletivamente um sentimento de união, Lounge reivindica o repouso como ato de empoderamento feminino, num convite lento à entrega aos sentidos e à expectativa que antecipa um descanso pleno num momento de íntima comunhão.
A peça Lounge da artista portuguesa Marga Alfeirão, radicada entre Berlim e Lisboa, foi distinguida com o ImPulsTanz – Young Choreographers’ Award 2023 e eleita pelo Público como o melhor espetáculo de dança de 2024.
Conceito, coreografia e performance
Marga Alfeirão
Coreografia, desenvolvimento e interpretação
Mariana Benenge, Myriam Lucas
Música
Shaka Lion
Espaço cénico
Yoav Admoni
Figurino
Hina Jafri
Styling
Marga Alfeirão e Mariana Benenge
Desenho de luz
Thais Nepomuceno Veiga
Apoio dramatúrgico
Mateusz Szymanówka
Produção
Marga Alfeirão
Coprodução
Sophiensaele
Apoio na distribuição
neon lobster / Giulia Messia & Katharina Wallisch
Agradecimentos
Francisca Spuzi
PREÇOS
Entrada | 12€
Descontos
Menores de 18 anos
Menores de 25 anos
Pessoas desempregadas, Profissionais da CML e empresas municipais (extensível a acompanhante)
Profissionais do espetáculo, maiores de 65 anos, pessoas com deficiência ou Surdas (acompanhante tem direito a bilhete gratuito)
Passe Cultura: Entrada gratuita para menores de 23 anos e maiores de 65 anos residentes no concelho de Lisboa em espetáculos com bilhete pago