Sinopse do Espetáculo
No princípio (ou talvez no fim) os oceanos cresceram, as guerras eclodiram, a miséria instalou-se — e a terra dos homens afogou-se. Um império líquido sem fronteiras cobre o planeta. No fundo do mar dormem, em bolhas de ar, cidades e homens. Peixes, moluscos e crustáceos evoluíram. Dizem palavras que parecem humanas, — palavras herdadas, citadas, talvez sonhadas, do sermão de Vieira que um dia ouviram. Milagre ou castigo, ninguém sabe. Talvez, pela fala dos peixes, se invente um novo mundo, um mundo novo que se deixe salgar.
A criação do espetáculo Se os peixes falassem - a partir de Sermão de Santo António aos Peixes de Padre António Vieira, arrancou com uma residência artística e trabalho de Mediação junto de várias escolas dos concelhos de Loulé e de Lagos. Paralelamente, houve já um ensaio aberto ao público e, pouco antes do espetáculo, a atividade Ler para Ver, um espaço de leitura dramática. Nas escolas, a preparação decorreu sob o mote Preparação para Exame: Lado B e prolonga-se depois do espetáculo, com a “digestão” da peça, numa atividade intitulada Monitor Feedback: Prova de Aferição.
FICHA ARTÍSTICA
Direção Artística, Texto e Encenação: Neusa Dias
Música: Sebastião Costa
Cenografia: Ricardo Cruzes
Desenho de Luz: Jorge Pereira
Figurinos e Adereços: Carla Ramalho
Apoio ao Movimento: Pedro Curado
Interpretação: Marta Gorgulho, Neusa Dias, Sebastião Costa e Telma Saião
Design Gráfico: ics!
Registo Fotográfico: KameraEskura
Registo Audiovisual: Diogo Grilo
Direção de Produção, Gestão e Execução: Neusa Dias
Produção: Co.N125 – Companhia Nacional 125
Coprodução: Cineteatro Louletano, Centro Cultural de Lagos e Teatro Municipal de Faro
Apoio: Fundação GDA, CCDR Algarve, I.P., Município de Loulé, Município de Lagos e Município de Faro
Parceria: Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira – Faro, CCDT – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lagos, LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Loulé Cópia
Projeto apoiado pela Fundação GDA no âmbito de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança 2025. Projeto apoiado pela CCDR Algarve, I.P. no âmbito do Programa de Apoio a Iniciativas Culturais Regionais de Caráter Não Profissional 2025. A Co.N125 – associação cultural é uma estrutura apoiada pelo Município de Loulé.
Informações Adicionais
Este espetáculo tem 3 sessões:
Sessões para a Comunidade Escolar: 25 e 26 de fevereiro, às 10h30;
Sessão aberta ao público: 26 de fevereiro, às 21h00.
PREÇOS
Geral | 10€
Descontos
Cartão de Amigo aplicável | Acompanhante de pessoa com necessidades específicas, maiores de 65 anos e menores de 25 anos