Sinopse do Espetáculo
Com 31 anos de carreira, Hélder Moutinho é um dos fadistas mais emblemáticos e prestigiados da atualidade. Intérprete, compositor e poeta, é um profundo conhecedor dos segredos, códigos e mistérios do fado, que interpreta com rara intensidade e verdade. Mais do que um cantor, é aclamado pela crítica como uma referência viva do fado e um dos seus mais inovadores embaixadores contemporâneos.
Os seus últimos três discos — 1987, O Manual do Coração e Os Dias da Liberdade — receberam nota máxima da crítica especializada e foram considerados algumas das mais importantes obras sobre o fado dos últimos 30 anos. “Freedom... Os Dias da Liberdade” — Tributo a João Monge.
Neste espetáculo, Hélder Moutinho reafirma o fado como uma poderosa ferramenta de expressão social e cultural, celebrando a poesia de João Monge e trazendo para o presente a tradição das canções que defendem os direitos humanos, agora reinventadas na essência do fado.
Propõe uma reflexão sobre a vida, os seus valores e emoções, transportando-nos numa viagem imaginária onde se saboreiam a liberdade e a paz, questionando o nosso propósito no mundo.
Acima de tudo, é um espetáculo de fado, fiel à sua essência, com a maioria das canções já integradas no seu repertório. As novas composições, retiradas dos seus três álbuns mais recentes, têm todas letra de João Monge.
O espetáculo começa por desconstruir a ideia que perdurou na memória dos portugueses após o fim do regime do Estado Novo, provando que o fado sempre foi também uma canção de protesto social. Depois, mergulha no universo das canções mais belas do mundo.
Os direitos humanos continuaram a avançar e causas significativas — como o combate ao racismo, à xenofobia, à homofobia e a defesa dos direitos das mulheres — alcançaram muitas vitórias. No entanto, ainda há muito por fazer para criar um mundo onde o respeito pelo próximo e as ações concretas prevaleçam.
PREÇOS
Plateia | 8,00€
Descontos
Cartão Jovem Municipe | Estudantes ate 30 anos | Maiores de 65 anos (inclusive) | Visitante com necessidades especiais